JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR! DEUS DE AMOR!

JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR!  DEUS DE AMOR!

quarta-feira, 31 de março de 2010

Não há portas fechadas para aquele que tem fé

Mais uma do Sorrindo pra Vida.

 Palavra de Deus:  São Mateus 21,18-22


"De manhã, voltando à cidade, teve fome.Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas só achou nela folhas; e disse-lhe: Jamais nasça fruto de ti! E imediatamente a figueira secou. À vista disto, os discípulos ficaram estupefatos e disseram: Como ficou seca num instante a figueira?! Respondeu-lhes Jesus: Em verdade vos declaro que, se tiverdes fé e não hesitardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a esta montanha: Levanta-te daí e atira-te ao mar, isso se fará... Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis. "


Muitas vezes, nós lemos esta Palavra e aprendemos que Deus espera frutos bons da árvore boa que somos nós, mas nos esquecemos do ensinamento final. Os discípulos ficaram com os olhos no que tinha acontecido com a figueira, mas Jesus lhes dá uma resposta: “Em verdade vos declaro que, se tiverdes fé e não hesitardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a esta montanha: Levanta-te daí e atira-te ao mar, isso se fará... Tudo o que pedirdes com fé na oração, vós o alcançareis.”


O Senhor nos puxa imediatamente para o positivo em tudo na nossa vida. Em todas as coisas que nos acontecem podemos ver o lado positivo e negativo, e o Senhor nosso Deus quer que tenhamos os olhos naquilo que é bom e positivo. Fé é acreditar, é ter a certeza de que Deus vai agir, porque Ele é fiel e age em nosso favor garantindo-nos que tudo o que na oração pedirmos com fé, nós receberemos.

Nós rezamos cantando e vamos unindo a oração a tudo. Se, nesta manhã, eu pudesse lhe dar um único conselho, eu lhe diria: “Reze, reze; não tenha medo de rezar, porque o tempo que você gasta rezando é único que, de verdade, você não perde na sua vida. Nós não gastamos tempo rezando, nós lucramos, porque o tempo que nós passamos na presença de Deus é o tempo que não se esvazia; ao contrário, nos alimenta.

Reze e você verá milagres acontecer na sua vida; reze e você verá a esperança ser devolvida a quem estava em desespero; reze e a sua vida vai voltar a ter sentido. Nossa vida não perde o sentido quando fracassamos nas coisas que nos propomos, mas quando nos perdemos de Deus, nos desligamos do Senhor. Volte para Deus e o sentido voltará à sua vida.

Não existem portas fechadas para aquele que tem fé. Jesus está abrindo, neste dia, todos os caminhos para você. Então, que nesse momento, o Espírito Santo suscite em nós a certeza e a convicção da importância de orarmos juntos antes de tomarmos decisões importantes.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Célia Grego

Em tempo: para ouvir na íntegra, clique no título.

terça-feira, 30 de março de 2010

Hoje é dia de amar, consolando quem está perto de você

Todos os dias eu ouço o Sorrindo pra Vida, às 08h da manhã, na Tv Canção Nova ou pela internet. E a mensagem de hoje, eu não poderia deixar de postar aqui. Pra ouvir tudo, completinho, é só clicar no título, que levará vc ao link para baixar em mp3. Bom dia!

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa "Sorrindo pra Vida" da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 30 de março.
"Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: II Coríntios 1,3-4..

3. Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação,

4. que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia!

A misericórdia do Pai se manifestou para nós em Jesus Cristo, é por meio d'Ele que nos chega todo bem e toda graça. É o Deus que sofreu a tribulação para nos consolar e o faz em todas as nossas aflições. Para que por meio da consolação que recebemos de Deus possamos consolar a todos os que estão aflitos à nossa volta.

O consolo de Deus, na Sua Palavra, tem um nome, é uma Pessoa: é o Espírito Santo, chamado por Jesus de "O Consolador". O Senhor, em Sua vida, também precisou ser amparado por um cirineu, chamado Simão (cf. Mt 27, 32ss), por Verônica, que enxugou o Seu rosto, também na casa de Lázaro Ele se sentia consolado. E, muitas vezes, Ele precisou deitar no colo de Sua mãe.

Tudo o que existe de mais doce e mais terno você encontra no Espírito Santo. Jesus, por amá-lo muito, deu a você o Seu Espírito Santo, o melhor Amigo de todos os momentos. Tudo que se pode esperar de um amigo, encontramos no Espírito Santo, nosso Amigo fiel e verdadeiro.

Somos consolados para poder consolar os nossos irmãos. Quem não foi consolado, não sabe consolar. Nós consolamos sendo consolados por Deus. Por isso, devemos nos tornar um conforto, um consolo para quem está ao nosso lado. Precisamos ser outro Jesus para essa pessoa. Porque toda a força nos foi dada no nosso batismo, porque o amor de Deus foi derramado em nosso coração pelo Seu Espírito Santo.

De onde vem tudo isso? Vem de Deus Pai, de Nosso Senhor Jesus Cristo e Pai de toda consolação. O consolo vem sobre aqueles que precisam ser consolados. O Senhor nos consola em todas as nossas aflições. Você está atribulado? Hoje o Senhor está olhando para você, ao seu lado nesse momento de aflição, porque o socorro de Deus se manifesta para você.

Qual é o segredo da consolação? O segredo é passar para frente o consolo que recebemos. Essa graça não pode parar em mim ou em você, nós temos de passá-la para frente, nós temos de consolar o nosso próximo. Como é que Deus nos consola? Com Sua Palavra viva, que é a própria esperança.

Todo amor que não passamos adiante, que não damos ao próximo, vira egoísmo, é amor estragado, amor corrompido.

Lá no Getsêmani Jesus procurou consolo e não o encontrou, Seus amigos estavam dormindo; Ele voltou e chorou, depois foi lá novamente e os encontrou dormindo. Será que hoje você não pode consolar Jesus nas pessoas que estão à sua volta?

Esta é uma promessa do Senhor para você, então peça ao Espírito Santo que Ele o visite de uma maneira nova. Tenha certeza no seu coração de que Deus está agindo em você neste dia, está o capacitando para que você ajude os demais.

Nós nos entregamos a Deus para receber o Senhor, que se entregou por nós. É pular nessa piscina de misericórdia. Se você quer receber este consolo, com certeza, você vai fazer uma experiência nova na sua vida. Se você se entregar a Deus você vai fazer a experiencia do consolo d'Ele e perceberá o Espírito agindo em você e mudando o seu coração e você não será mais a mesma pessoa."

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Célia Grego

Qual é a melhor escolha?

A felicidade é feita de coisas pequenas

Atualmente, vivemos em um mundo que nos oferece coisas demais, por isso, temos dificuldades para escolher acertadamente. Geralmente, as escolhas erradas trazem consequências irreversíveis, as quais nos tornam pessoas infelizes por toda a vida.


Você já percebeu que, quando estamos diante de uma mesa farta de alimentos, temos dificuldade para escolher o que realmente queremos comer? Geralmente, colocamos em nosso prato mais do que quereríamos comer e muito mais do que precisamos para nos alimentar. Assim acontece em nossa vida.

Diante de nós estão muitas opções, os nossos desejos falam mais alto, os nossos olhos brilham, o nosso coração estremece de emoção, o nosso corpo fica na tibieza, o sabor doce do pecado nos atrai e o resultado é uma escolha errada. Quantos problemas, em nosso caminho, poderiam ter sido evitados se tivéssemos feito a escolha da direção certa.

Você quer ser feliz? Eu também quero, e Deus também quer que sejamos felizes, conforme diz em Sua Palavra: “Foi esta a única ordem que lhe dei: escutai minha voz: serei vosso Deus e vós sereis o meu povo; segui sempre a senda que vos indicar, a fim de que sejais felizes” (Jer 7, 23).


Diante dessa Palavra, como seguir o caminho certo para fazer a melhor escolha? Existe um segredo para que sejamos felizes. Há pessoas que não encontram a felicidade porque não valorizam a simplicidade. Você pode ser feliz ficando em casa com a sua família, indo à igreja, convivendo com os irmãos de comunidade, visitando amigos, levando os filhos para um passeio, tomando sorvete, lendo a Bíblia ou um bom livro.

Reconhecendo o valor da família, da comunidade, concretizando o amor com gestos, palavras e presença; cultivando amigos, pois com eles podemos enxugar as lágrimas, dividir as alegrias, partilhar a vida e ser o que somos. Quando descobrirmos que a felicidade é feita de coisas pequenas, será mais fácil ser feliz!

Sejamos felizes ouvindo a voz do Senhor e obedecendo a Seus Mandamentos, que se resumem em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos. Todos nós devemos amar ao Altíssimo com todo o nosso ser, porque Ele nos amou primeiro. Quando nos apaixonamos por Ele tudo tem gosto e sentido em nossa vida. Encontremos a felicidade buscando ter momentos de intimidade com o Senhor todos os dias, em todas as situações de nossa vida.

Mas não basta que amamemos unicamente a Deus, amar o próximo também é essencial para nós cristãos, desejar o bem do outro como o desejamos a nós mesmos.

Precisamos descobrir o caminho certo para a felicidade, que certamente está ligado à nossa total dependência de Deus, pois somente Ele sabe o que é melhor para Seus amados filhos. Nós não sabemos porque somos imperfeitos no amor, mas o Senhor é perfeito no Amor. Se você quer ser feliz, escolha o que Deus escolheu para você.

O importante é colocar-se sempre a caminho, em um esforço constante e verdadeiro para fazer a melhor escolha.

Marina Adamo
http://blog.cancaonova.com/marinaadamo

segunda-feira, 29 de março de 2010

Ele está no meio de nós

Esta não é apenas uma expressão poética. É uma realidade.

"Esta é a grande verdade do cristianismo: Jesus, que ressuscitou, está no meio de nós. Quero esclarecer bem: esta não é apenas uma maneira de falar, nem simplesmente uma expressão poética. Esta é uma realidade.


Até a sua ressurreição, Jesus tinha um corpo como o nosso e por isso ocupava um lugar: ele não podia estar em vários lugares ao mesmo tempo. Mas depois da sua ressurreição, com seu corpo, agora glorioso, Jesus pode estar ao mes-mo tempo em todos os lugares. Não somente Ele pode estar, mas Ele faz questão de estar com os seus.

Quando você está em casa, ocupando-se dos seus afazeres domésticos¸ Jesus está com você. Quando você trabalha numa empresa, no comércio, no campo, Ele está ali presente, juntinho com você. Quando você está alegre, Ele se faz presente. Mas quando você está triste e chora, com mais razão ainda, Ele se faz um com você. Ele é o primeiro a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

Mesmo quando você erra e peca, quando você não consegue su-perar um vício, não consegue se libertar de uma situação que o amarra e escraviza, quando você desobedece e se revolta, Ele está com você. E se entristece com a sua situação... mas Ele permanece ali, juntinho com você, para lhe estender a mão, para lhe dar coragem, para levá-lo à libertação.

Nós nunca estamos sozinhos. Em toda parte e em qualquer situação, “Ele está no meio de nós” e participa concretamente da nossa vida. Tenho algo a confidenciar a você: nós inauguramos a Rádio Canção Nova no dia 25 de maio de 1980. Era o dia de Pentecostes. Logo no dia seguinte, eu começava um programa, ao meio-dia, que se chamou “Ele está no meio de nós!” Até hoje este programa continua com o mesmo nome. Quando eu escolhi o título, nem imaginava o tremendo sinal profético que ele era para nós. Hoje sou capaz de entender: Deus quis a Canção Nova e deu a ela todos esses meios para levar, a uma multidão de pessoas, um Jesus vivo, com quem vamos aprendendo a conviver no nosso dia-a-dia.

Veja: estou passando para você uma confidência de família. A grande graça da Canção Nova é viver com este Jesus vivo que está sempre presente ao nosso lado e levá-lo assim para muita gente. Muitos anos depois, um expert em marketing, que nos deu um curso, nos revelou: “A força da Canção Nova é passar um Deus vivo e vivido por vocês”. E ele concluiu: “Este é o produto de que o mundo mais precisa”.

É uma tremenda responsabilidade: passar para muitos este Jesus vivo e que vive conosco em todas as situações, através de todos os meios que Ele nos deu: Rádio, Televisão, Internet, Acampamentos, cartas, telefone, contatos pessoais... e também por esta Revista. Por todos esses meios levar às pessoas este Jesus vivo, e com o qual vamos aprendendo a viver. Obrigado porque você nos ajuda a realizar a nossa Missão. O que aquele homem de marketing nos disse é pura realidade: este é o “produto” de que mais o mundo precisa e que mais está em falta. Você, nosso sócio, é o patrocinador do “produto” mais necessário à humanidade: Jesus vivo, com quem aprendemos a viver no nosso dia-a-dia. Ele está no meio de nós!"


Monsenhor Jonas Abib

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II

Semana Santa

O Senhor é minha luz e salvação

Fizemos cinco semanas de Retiro Popular. Agora, bem preparados, somos conduzidos à Páscoa. Entremos na Semana Santa purificados pelo Sacramento da Penitência, dispostos a participar de todas as celebrações da Igreja.


A Semana Santa, que inclui o Tríduo Pascal, visa recordar a Paixão e a Ressurreição de Cristo, desde a sua entrada messiânica em Jerusalém.

Prepare-se para as celebrações diárias da Semana Santa, meditando as leituras da Liturgia da Igreja.

Com a prática das cinco semanas da Quaresma, utilize o roteiro da Leitura Orante da Bíblia.

Dia 28 de março, Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor – “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?”

Bênção de Ramos: Lc 19,28-40
Missa: Is 50,4-7
Sl 21 (22),8-9.17-18a.19-20.23-24 (R/. 2a)
Fl 2,6-11
Lc 22,14-23,56

Dia 29 de março, segunda-feira – “O Senhor é minha luz e salvação”.
Is 42,1-7
Sl 26 (27),1.2.3. 13-14 (R/. 1a)
Jo 12,1-11

Dia 30 de março, terça-feira – “Minha boca anunciará vossa justiça”.
Is 49,1-6
Sl 70 (71),1-2. 3-4a. 5-6ab. 15 e 17 (R/. cf. 15)
Jo 13,21-33.36-38

Dia 31 de março, quarta-feira – “Respondeime pelo vosso imenso amor, neste tempo favorável,
Senhor Deus”.
Is 50,4-9a
Sl 68 (69),8-10. 21bcd-22.31 e 33-34 (R/.
14c e b)
Mt 26,14-25

Dia 1° de abril, quinta-feira – “O cálice por nós abençoado é a nossa comunhão com o sangue
do Senhor”.
Missa do Crisma:
Is 61,1-3a.6a. 8b-9
Sl 88 (89),21-22.25 e 27 (R/. cf. 2a)
Ap 1,5-8
Lc 4,16-21

O Tríduo Pascal não é preparação do Domingo da Ressurreição, mas é, segundo as palavras de Santo Agostinho, o sacratíssimo Tríduo do Crucificado, Sepultado e Ressuscitado.

Missa Vespertina da Ceia do Senhor:
Ex 12,1-8.11-14
Sl 115 (116B),12-13.15-16bc.17-18 (R/. cf.
1Cor 10,16)
1Cor 11,23-26
Jo 13,1-15

Dia 2 de abril, Sexta-feira da Paixão do Senhor – “Ó Pai, em tuas mãos eu entrego o meu espírito”
Is 52,13 – 53,12
Sl 30 (31),2.6.12-13.15-16.17.25 (R/. Lc
23, 46)
Hb 4,14-16;5,7-9
Jo 18,1 – 19,42

Para a Vigília Pascal, o ponto mais alto do Ano Litúrgico, cada pessoa deve levar à celebração uma vela, a qual será acesa no Círio Pascal, para a renovação das promessas batismais. A Vigília Pascal é celebrada na Noite Santa de Páscoa, do dia 3 para o dia 4 de abril, com a bênção do fogo novo, as leituras que nos fazem acompanhar a história da salvação, a Liturgia Batismal, com a renovação das promessas, e a Liturgia Eucarística.

1. Gn 1,1 – 2,2 ou abrev. 1,1.26-31a
Sl 103 (104),1-2a. 5-6.10.12.13-14.24.35c
(R/. cf. 30) ou Sl 32 (33),4-5.6-7.12-13.20.22
(R/. 5b)

2. Gn 22,1-8 ou abrev. 22,1-2.9a.10-13.15-18
Sl 15 (16),5.8.9-10.11 (R/. 1a)

3. Ex 14,15 – 15,1
Cântico: Ex 15,1-2.3-4.5-6.17-18 (R/. 15, 1a)

4. Is 54,5-14
Sl 29 (30),2.4.5-6.11.12a.13b (R/. 2a)

5. Is 55,1-11
Cântico: Is 12,2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 3)

6. Br 3,9-15.32 – 4,4
Sl 18 (19),8.9.10.11 (R/. Jo 6, 68c)

7. Ez 36,16-17a.18-28
Sl 41 (42),3.5 bcd; 42, 3.4 (R/. 41,2);

Ou quando há batismos: Is 12,2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 3)

Ou Sl 50 (51),12-13.14-15.18-19 (R/. 12a)

8. Epístola: Rm 6,3-11
Sl 117 (118),1-2. 16ab-17.22-23 (R/. Aleluia, aleluia, aleluia)

9. Evangelho: Lc 24,1-12


D. Alberto Taveira
Arcebispo de Belém - PA

sábado, 27 de março de 2010

Como vai a sua autoestima?

Identifique suas qualidades, não só seus limites

Cada um de nós possui representações mentais internas das pessoas mais importantes em nossa vida, inclusive de nós mesmos. A autorrepresentação, ou autoimagem, pode ser coerente ou distorcida. Além disso, nós trazemos uma imagem mental do que gostaríamos de ser ou do que pensamos que deveríamos ser; é o ideal de ego. A autoestima é o resultado da correspondência entre a nossa autoimagem e o nosso ideal de ego. Quanto mais achamos que estamos próximos do jeito que gostaríamos de ser, tanto mais teremos a autoestima equilibrada; de forma contrária, quanto mais estivermos frustrados com os nossos próprios objetivos e aspirações, tanto mais a nossa autoestima estará baixa.


A nossa autoimagem exerce uma grande influência em nossa vida, em nosso desempenho profissional e em nosso relacionamento interpessoal. O que pensamos a nosso respeito, a nossa autoimagem ou senso de autovalorização, influencia cada parte de nossa vida.

Aqueles que têm um bom e saudável senso de autovalorização se sentem importantes, acreditam que têm valor e irradiam esperança, alegria e confiança. Ao contrário, uma autoimagem inadequada nos tira a energia e o poder de atenção, necessários para bem nos relacionarmos com os outros; e um bom relacionamento interpessoal é fundamental em tudo o que fazemos. Nosso senso de inadequação nos impossibilita amar e dar atenção aos outros, pois nos leva a nos sentir rejeitados e incompreendidos; temos medo do que possam pensar de nós, não nos sentimos bem em grupos e não nos aceitamos como somos.

Ter uma autoimagem inadequada faz com que nos preocupemos com as opiniões, elogios ou críticas dos outros, como fatores determinantes para a nossa vida. Um senso de autovalorização muito baixo nos torna escravos da opinião dos outros e nos impede de sermos nós mesmos.

Por isso, quero convidar você para fazer um exercício neste momento e olhar para a sua imagem mental: O que você vê em si mesmo? Você está satisfeito com o que vê? Qual a visão que você tem de si mesmo quando se compara com outras pessoas?

Anote cinco pontos fortes e cinco fracos que você observa em si mesmo.

Em qual lista que você levou mais tempo para fazer as anotações? Na dos pontos fortes ou dos fracos?

Precisamos aprender a nos ver como Deus nos vê, a descobrir quem somos, a assumir o nosso valor, que vem do fato de sermos imagem e semelhança de Deus, filhos de Deus, filhos amados de Deus.

São Paulo, na sua Carta aos Romanos (Rom 12,3), nos ensina: “Pela graça que me foi dada, recomendo a cada um de vós: ninguém faça de si uma ideia muito elevada, mas tenha de si uma justa estima, de acordo com o bom senso e conforme a medida da fé que Deus deu a cada um”.

A nossa autoestima precisa ser equilibrada: nem alta, nem baixa, para que saibamos lidar com os nossos limites e fracassos, e para que tenhamos relacionamentos sadios e uma autoimagem correta, sem depreciações nem elevações. Por isso, uma autoestima equilibrada é fundamental para todos nós, filhos de Deus, para que possamos evangelizar, para que sejamos alegres e felizes em toda e qualquer circunstância.

O que fazer então para termos uma autoestima e uma autoimagem positiva e equilibrada?

Comece trabalhando a sua autovalorização, dando-se conta de que você é uma pessoa criada por Deus, imagem e semelhança de Deus, com limites e com qualidades. Você precisa entender que o seu valor não está no que você faz ou tem, está em você, no seu ser pessoa, com tudo o que você é, seu temperamento, seus dons e talentos.

Procure identificar quais são as suas qualidades e não só os seus limites. Aprender a lidar com os nossos limites, entender que ninguém é perfeito, que todos nós temos limitações e qualidades, é fundamental para uma autoestima e uma autoimagem equilibrada. Aprenda a não se cobrar tanto, e a não cobrar do outro também. Aprenda a se aceitar como você é. Nesse processo, aprender com as experiências vividas, com os erros e fracassos é fundamental. De tudo o que vivemos, precisamos tirar um lado positivo, uma aprendizagem, assim, nada passa em vão, tudo tem o seu devido proveito.

Atividades físicas, fazer coisas simples no seu cotidiano que você gosta, ter um tempinho para cuidar de si mesmo, do seu corpo e de sua saúde, também favorecem a autoestima.

Concluindo: para se ter uma autoestima equilibrada o mais importante é termos uma correta autovalorização, sabendo lidar com os nossos limites e fracassos. Como há um bom caminho pela frente a seguir, para trabalharmos em nós mesmos, coloquemo-nos a caminho. O colocar-se a caminho já é uma atitude que faz crescer a autoestima e, aos poucos, dia após dia, num processo que, às vezes, é lento, mas que precisa ser contínuo, vamos atingindo a justa estima de nós mesmos.

Manuela Melo
psicologia@cancaonova.com
Missionária da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 26 de março de 2010

ORAÇÕES DE CURA FÍSICA E INTERIOR

Oração para a Cura

Tu és o Médico divino. Tu dás a Vida e a Vida em plenitude àqueles que Te buscam. Por isso, hoje, Senhor, de um modo especial, quero pedir a cura de todo tipo de doença, principalmente daquela que me aflige neste momento. Eu sei que não queres o mal, não queres a doença que é a ausência da saúde, porque és o Sumo Bem. Opera, em mim, uma profunda cura espiritual e, se for da Tua Vontade, também uma cura física. Que seja operada diretamente pela ação poderosa de Teu Espírito Santo ou através do médico e dos remédios! Aumenta a minha fé no Teu Poder, Senhor, e no infinito Amor que tens por mim. Aumenta minha fé, Senhor, que às vezes se encontra tão enfraquecida. Eu acredito no Teu poder curador, meu Deus, e já agradeço humildemente por toda obra que estás realizando em meu coração e em meu corpo, neste momento. Além de mim, Senhor, quero também apresentar, todos os doentes que me pediram orações. Tu conheces a cada um deles, sabes as provações pelas quais estão passando! Tem misericórdia, Senhor, vem em socorro também destas pessoas que padecem enfermidades. Senhor, eu Te bendigo, porque clamei a Ti e Tu me ouviste. Minha alma, por Tuas mãos benditas, foi tirada da escuridão. Ó fiéis do Senhor, cantai a sua glória, dai graças ao seu Santo Nome, porque só Ele é poderoso e digno de eterno louvor. Aleluia!

Oração para Restabelecimento da Saúde

Pai Misericordioso,
Com Vossas Santas mãos, tocai o (diga o órgão) de (diga o nome do doente) e depositai ali vida, luz, saúde. Promovei a cura física, emocional, psíquica e espiritual. Que o corpo de (nome do doente) seja templo de vossas bênçãos, receptáculo de força e saúde para sempre vos honrar e glorificar.
Amém.

Cura Interior

Senhor, livrai-me de toda amargura e sentimento de rejeição que trago comigo. Curai-me, Senhor. Tocai meu coração com Vossa mão Misericordiosa e curai-o, Senhor. Sei que tais sentimentos de angústia, não vem de Vós: vem do inimigo que tenta me fazer infeliz, desanimada(o), porque me escolheste, assim como Vos escolhi, para servir e amar. Enviai-me, pois, Vossos santos anjos, para me libertar de toda angústia e sentimento de rejeição, assim como os enviastes, para libertar da prisão a Vossos apóstolos que, embora injustamente castigados, Vos louvavam e cantavam com alegria e destemor. Fazei-me também, assim, sempre alegre e grata(o), obstante as dificuldades de cada dia.
Fonte: http://www.acheoracao.com.br/

Oração de cura física

Senhor Deus, me conheces por inteiro(a), sabes tudo de mim.

Sabes quando levanto; minhas intimidades; meus trabalhos; sabes dos problemas; sabes o quanto te busco; sabes o quanto preciso de ti Pai.

Neste tempo Senhor, tu conheces o meu sofrimento quanto a esta enfermidade que me entristece. Acreditando em tua promessa, que tudo podes fazer por mim, eu me apresento a ti com esta enfermidade (diga a enfermidade) e me coloco diante de ti como o(a) filho(a) mais necessitado (a) do seu pai neste momento da minha vida. Tenho muito que fazer Senhor para chegar a ser o que sempre me pediu, dai-me a graça da cura física Senhor, conceda-me um milagre se for da tua vontade Pai.

Jesus me diz que tudo o que pedir a ti bom Deus em Nome de Jesus, ele me concederia:

Eu lhe suplico meu Deus no Nome de Jesus me cura desta enfermidade que acaba comigo e atinge minha família;
Eu te suplico no Nome de Jesus que restaure a minha saúde completamente Pai;
Eu te suplico, no Nome de Jesus, que realize a tua promessa em minha vida e que eu seja curado(a);
Eu te suplico Pai, no Nome de Jesus, dai-me a graça de ao ser curado eu poder testemunhar a tua glória em minha vida;
Eu te suplico Senhor, no Nome de Jesus, pela força e poder do teu Santo Espírito, lavai-me e purificai-me de toda enfermidade que me assola;
Tudo isso para que o teu Nome seja glorifica e bendito em toda terra meu Deus, meu Pai e meu Senhor.

Amém!

Padre Cleidimar Moreira
(Comunidade Canção Nova)
 
 
.: TERÇO DA CURA FÍSICA E MENTAL

Louvor à Santíssima Trindade:
Em louvor à Santíssima Trindade, reza-se na sequência um Pai-Nosso, uma Ave-Maria e o Credo.

Nas Contas Grandes, no lugar do Pai-Nosso, reza-se:
Deus provê, Deus proverá e sua misericórdia não faltará. Senhor Jesus Cristo do Deus Vivo tende piedade de mim, sou pecador.

Renova-me totalmente e dá-me a tua paz e o teu poder, para que eu possa agradar-te em todos os meus atos, aceitar as minhas condições atuais e as futuras que bondosamente planejas.

Nas Contas Pequenas, no lugar da Ave-Maria, reza-se:
Senhor Jesus Cristo, cura-me de toda e qualquer enfermidade e liberta-me do desânimo, do esgotamento e do estresse decorrentes desta enfermidade. Passeia também nos corredores de minha mente, do meu subconsciente e inconsciente, apagando todas as lembranças dolorosas e irrigando-me totalmente com o seu sangue salvador, tanto o meu cérebro como todas as demais áreas que carecem de saúde.

Senhor Jesus Cristo, visita o mais íntimo de mim e no seu amor cura-me. Preencha também todas as áreas da minha mente com seu amor. Senhor Jesus Cristo, equilibra-me física e mentalmente;

Obrigado, Senhor Jesus Cristo! Agradeço-te meu Senhor e meu Deus, porque estás curando e ungindo com o teu poder infinito e teu eterno amor, que cura e salva. Agradeço-te também pelo teu grande interesse por mim, porque sei que a tua salvação se estende a todas as áreas do meu ser para me curar.

No Final do Terço:
Rezar o Glória ao Pai três vezes.

Oração completa do terço no site:  http://www.ascr.com.br/pg_tercocura.asp

A BOA DE HOJE!!!!

Nada se perde, tudo se transforma em evangelização

Filipe Jardim, é missionário Canção Nova e apresentador do Programa Deus Proverá, junto com sua esposa, Paula.  Nesta semana, ele trouxe uma excelente novidade para que se possa contribuir com a Canção Nova na evangelização. O cupom fiscal, recebido em cada compra efetuada, também é um meio eficaz de evangelizar. Saiba como ajudar e seja você também um sócio evangelizador junto com esta obra.

A boa do Filipe:

"Olá, internauta! É com imensa alegria que estamos aqui hoje para levar a você esta maneira que surgiu para nos ajudar a evangelizar: o cupom fiscal. Com a sua Nota Fiscal Paulista, você pode ajudar a Canção Nova a chegar aos 100% do Projeto Dai-me Almas mensalmente.

Quando você compra um produto, recebe um cupom fiscal. Você sabia que com ele é possível salvar muitas almas? Se você comprou algo e deseja ajudar a Canção Nova, envie seu cupom para nós, pois a Canção Nova fez um cadastro na Secretaria da Fazenda para receber a restituição da porcentagem daquilo que você adquiriu, porque a lei permite que as instituições façam isso.

Se você pode ajudar essa obra de Deus desta maneira, ajude-a! Você que compra todos os dias algum produto, até mesmo na padaria, quando você compra o seu pãozinho, peça o cupom fiscal. Você pode fazer isso no supermercado, na farmácia, em uma loja onde for comprar um presente. Em todos esses lugares, as pessoas lhe darão o cupom fiscal. Se você quer nos ajudar, envie-o para a Canção Nova aos cuidados do Clube da Evangelização, onde existem pessoas todos os dias trabalhando para que, cada vez mais, você nos ajude a alcançar a meta da evangelização.

Contamos com a ajuda de todos, uma família grande precisa sempre trabalhar unida. Para que possamos ter a evangelização chegando aos corações aonde ela ainda não chegou, esta é mais uma forma.

Se você quer ajudar, envie o seu cupom fiscal para esta obra de Deus.

E você, internauta, que está sempre conosco, acompanhando, entrando em todos os meios de comunicação da Canção Nova, eu quero agradecer de coração! Deus lhe pague por toda a ajuda que você dá à Canção Nova!".

Amei a notícia, pena que eu não possa fazer parte porque não sou de SP, mas tem um monte de gente que vai poder usar e ajudar. Amém!

CAMPANHA DO PROJETO DAI-ME ALMAS HOJE:

quinta-feira, 25 de março de 2010

HOJE, QUINTA-FEIRA, É DIA DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO

"Eu estou com vocês, o meu Espírito está com vocês"

Você já observou que, quando alguém ameaça o seu rosto –, principalmente os seus olhos –, você reage imediatamente, fechando os seus olhos e afastando o seu rosto? É óbvio que sim, pois somos humanos, mas precisamos buscar a coragem do Espírito Santo. Muitas pessoas pensam que – para sermos corajosos – é preciso que nos sintamos com coragem; mas não, às vezes, é com medo que enfrentamos os maiores desafios.

Deus não nos dá a coragem de uma única vez, ao contrário, Ele vai nos dando-a aos poucos, por isso, quando iniciamos o caminho, nos sentimos temerosos e inseguros, mas Deus nos fortalece e nos encoraja de acordo com o nosso caminhar, para que não percamos a coragem para continuar. Um exemplo disso é o apóstolo Pedro, quando caminha sobre as águas ao encontro de Jesus. Foi a força do Espírito Santo que lhe deu coragem para que tomasse aquela atitude de ir ao encontro de Jesus sobre as águas.

Não são raras as vezes em que nos vemos em situações que nos dão medo.

Somente em Deus nos fortalecemos, porque coragem não é auto-sugestão, é dom do Espírito Santo! É preciso que coloquemos em ação esse dom que o Espírito Santo nos dá, inclusive nas coisas mais concretas da vida, como o casamento, pois qual é o casal que não tem dificuldades no casamento? Qual é o pai e a mãe que não enfrentam problemas com os seus filhos? Assim como, há filhos que enfrentam dificuldades com os pais.

O mundo de hoje nos tira a iniciativa, a força de vontade, a coragem de enfrentar os problemas e nos torna pessoas tímidas e sem atitudes.

É isso o que o príncipe desse mundo quer de nós: nos ver jogados de situação em situação e nos fazer de bobos.

A nossa cultura faz com que recuemos diante das dificuldades e não enfrentemos o problema de frente; mas Jesus está nos ensinando que não podemos nos deixar levar pela insegurança. Somos humanos, sim, mas recebemos o Seu Espírito por meio da eucaristia, da crisma e também da comunhão diária e, assim, adquirimos forças para continuar. Isso é fé, porque cremos que a coragem do Espírito Santo está em nós, e quanto mais enfrentamos as situações, tanto mais vamos criando coragem de enfrentá-las.

Jesus, hoje, está lhe dizendo: "Coragem, meu filho! Coragem, minha filha, Eu estou com vocês, o meu Espírito está com vocês".

A nossa força divina é igual a dos apóstolos, porque a coragem e a força de Deus estão em nós. Diga ao Senhor que você quer aprender a enfrentar todos os problemas que aparecem diante de você."

Padre Jonas Abib

quarta-feira, 24 de março de 2010

A discriminação é inadmissível

Deus não faz distinção entre homem e mulher

Desde as civilizações mais antigas até o momento, o tratamento às pessoas é feito de forma discriminatória, segundo o sexo, por razões religiosas, culturais, sociais e políticas. Essa realidade é encontrada nos costumes e lida na literatura de muitos povos. De fato, nesses ambientes, a criança é aceita ou rejeitada, ao nascer, conforme o sexo. Isso acontece de forma velada ou explícita, segundo os padrões existentes. Em tempos passados, também em decorrência desse substrato religioso, cultural, social e político, por conta do desconhecimento do seu sexo, a expectativa do nascimento de uma criança expressava anseios e temores, especialmente nos pais e familiares. Não deixa de ser um dado surpreendente o fato de se constatar esse fenômeno tanto em etnias ainda muito impermeáveis quanto em estratos muito esclarecidos da sociedade moderna. A discriminação a uma pessoa é inadmissível, sob qualquer aspecto, e a legislação dos Estados modernos aplica penas pertinentes. Qualquer que seja a sua matriz, é moralmente grave a discriminação que se pratica contra fetos e recém-nascidos, em razão do seu sexo. Paradoxalmente, a legislação de muitos países legitima essa injustiça.


A discriminação a meninos e meninas, por decisões políticas, é uma das mais injustas e chocantes; por sinal, é muito antiga e muito atual. Basta olhar a punição do faraó do Egito, o nazismo de Hitler na Alemanha e a política da China contemporânea. “Depois o rei do Egito disse às parteiras dos hebreus, chamadas Sefra e Fuá: ‘Quando assistirdes as mulheres hebreias no parto e chegar o tempo do parto, se for menino, matai-o; se for menina, deixai-a viver.’ Mas as parteiras tinham temor de Deus: não faziam o que o rei do Egito lhes tinha mandado e deixavam viver os meninos. Então o faraó deu esta ordem a todo o seu povo: ‘Lançai ao rio todos os meninos recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas’.” (Ex 1,15-17.22) Eis a razão da iniquidade do faraó: “ 'Olhai como a população israelita ficou mais numerosa e mais forte do que nós. Vamos tomar providências em relação a eles, para impedir que continuem crescendo e, em caso de guerra, se unam aos nossos inimigos, lutem contra nós e acabem saindo do país'” (Ex 1,9-10).

O nazismo de Hitler não fazia discriminação entre meninos e meninas, mas os discriminava por serem crianças: “Os nazistas não coagiam as detidas grávidas ao aborto, esperavam até o parto (penso que fossem simplesmente cientes da gravidade do trauma que o aborto representa para o organismo da mãe) e isso não por motivos altruístas, mas simplesmente para não reduzir a mão de obra: esperavam o regular parto fisiológico, para não ter mulheres doentes. Depois do parto, aqueles meninos ou eram deixados na enfermaria, sem alimento, até a morte por inanição ou eram jogados vivos diretamente no 'Heizung'.” (“Nos fornos”). A razão dessa atrocidade contra meninos e meninas devia-se ao fato de serem “consumidores inúteis de comida”.

Na China, “A 'política do filho único', implementada no início dos anos 80 para frear o crescimento demográfico do país mais populoso do mundo, penaliza ter um segundo filho. Por esse motivo, é frequente que as famílias chinesas, que valorizam mais o nascimento de um homem, abortem quando sabem que o feto é uma menina.” “As meninas são as maiores vítimas da pressão intolerável para limitar a família. Na China rural, onde 80% da população vive, muitos camponeses acreditam que apenas os meninos podem levar a família adiante e consideram que seria uma grande desonra para seus ancestrais se eles não terem (sic) um herdeiro.” “Normalmente, as filhas continuam vivendo com a família depois do casamento e são consideradas um 'investimento perdido'.” Embora não seja por razões morais, hoje, já se faz uma leitura diferente dessa barbaridade: “As consequências sociais e econômicas da política do filho único imposta há décadas na China estão preocupando os peritos, pois o desequilíbrio de sexos e o número mais reduzido de jovens trará problemas ao sistema de pensões e gerará 24 milhões de solteiros em 2020.”

Deus não faz distinção entre homem e mulher porque os criou à sua imagem e semelhança. "

Dom Genival Saraiva
Bispo de Palmares - PE

Reze o Terço da Misericórdia e outros terços

 As almas que rezarem este Terço serão envolvidas

"Certa noite, enquanto rezava, Santa Faustina viu o anjo executor da Ira de Deus. Estava vestido de branco, o rosto radiante e uma nuvem aos seus pés, onde saiam trovões e relâmpagos para as suas mãos e delas, só então, atingiam a Terra.

Quando viu que esse sinal da ira de Deus deveria atingir a terra, S. Faustina começou a pedir ao anjo que se detivesse por alguns momentos, pois o mundo faria penitência. Mas o seu pedido de nada valeu perante a cólera de Deus. Nesse instante ela sentiu a força de Jesus que residia na alma, e começou, então, a suplicar a Deus pelo Mundo com palavras ouvidas interiormente.

Quando assim rezava, viu a impossibilidade do Anjo em poder executar aquele castigo, merecido por casa dos pecados. Ela diz: 'Nunca tinha rezado com uma força interior tão grande'.(D. 474)

As palavras com que suplicava a Deus eram as seguintes: (e aqui vem o Terço da Misericórdia). Na manhã seguinte, quando Santa Faustina entra na capela, ouve interiormente estas palavras: “Toda vez que entrares na capela, reza logo essa é a oração que te ensinei ontem. E enquanto rezava a oração, ouviu na alma essas palavras: essa oração para aplacar a minha ira. Tu a recitarás por nove dias, por meio do terço do rosário, da seguinte maneira:

Terço da Divina Misericórdia
Primeiro dirás o 'Pai Nosso', a 'Ave Maria' e o 'Credo'. Depois, nas contas do pai nosso, dirás as seguintes palavras:
'Eterno pai, eu vos ofereço o corpo e sangue, alma e divindade de vosso diletíssimo filho, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro'.

nas contas da Ave-Maria rezarás as seguintes palavras:
'Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro'.

No fim, rezarás 3vezes estas palavras:
'Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro'. (D. 476)

Promessas referentes ao terço: As almas que rezarem este Terço serão envolvidas pela Minha Misericórdia, durante a sua vida e, de modo particular, na hora da morte.(D. 754) Pela recitação deste Terço, agrada-me dar tudo o que Me peçam. Quando os pecadores empedernidos o recitarem, encherei de paz as suas almas, e a hora da morte deles será feliz. (D. 1541)

Este terço é um forte apelo à Misericórdia divina, especialmente em favor dos pecadores e dos agonizantes. É uma apresentação a Deus Pai da vida e dos méritos do Senhor como fonte inesgotável de Sua compaixão para convosco."

Pe. Antônio de Aguiar Pereira, SAC
pe_toninho@hotmail.com
http://www.cancaonova.com/


Terço da Providência

Desde sua estréia em 1999 o Programa Deus Proverá (http://blog.cancaonova.com/deusprovera/?page_id=6)  propaga a devoção à Mãe da Divina Providência.

Inicie o terço rezando o Credo
Nas contas grandes reza-se: Mãe da Divina Providência, providenciai!

Nas contas pequenas reza-se: Deus provê, Deus proverá, Sua misericórdia não faltará!

Oração final: Vinde Maria, chegou o momento. Valei-nos agora e em todo o tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de Amor e de Bondade, agora que é grande a necessidade. Amém.


Terço da Providência Divina
Outra versão do terço encontrada no site Oração de Poder:
http://oracaodepoder.blogspot.com/2008/08/tero-da-providncia-divina.html

No início:
Segurando a cruz, rezar o Credo, depois o Pai-Nosso e as três Ave-Marias, intercalando-as com a seguinte jaculatória: “Deus provê, Deus proverá; Sua misericórdia não faltará.”

Nas contas do Pai-Nosso:
“Providência Santíssima do eterno, onipotente e misericordiosíssimo Deus, que tudo tendes providenciado e providenciareis para o nosso bem, providenciai em todas as nossas necessidades. Assim creio. Assim espero. Seja sempre feita a Vossa santíssima vontade. Amém.”

Nas contas da Ave-Maria:
“Providência Santíssima, providenciai...” (acrescente sua intenção, se desejar).

No final de cada dezena:
Rezar o Glória.

No final:
Rezar a Salve-Rainha.

terça-feira, 23 de março de 2010

PROJETO DAI-ME ALMAS

CHEGAMOS AOS 64%!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! GRAÇAS A DEUS!!!!!
VAMOS COLABORAR!
O Sistema Canção Nova de Comunicação não possui propagandas comerciais, sendo mantido somente pela doação generosa dos seus Sócios Evangelizadores e amigos. Invista nesta obra para o resgate de muitas vidas!
EVANGELIZE COM A CANÇÃO NOVA!

FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO






Depósito Identificado
Você pode fazer seu Algo à Mais através de um Deposito Identificado no Banco do Brasil, Agência 3358-8, Conta Corrente 2000-1. Não esqueça de informar seu código de Sócio que consta na etiqueta de endereçamento de sua revista

Depósito Online
 Você pode fazer seu depósito ou transferência bancária para uma de nossas contas:

Banco do Brasil: Agência 3358-8, Conta 3689-7

Bradesco: Agência 3373-1, Conta 215-1

HSBC: Agência 1378, Conta 0676370

Santander: Agência 0164, Conta 13-000147-3

Banco Real: Agência 0617, Conta 0004315

BRB – Banco de Brasília, Conta 204007584-9

Nossa Caixa: Agência 0083-3, Conta 04-000330-7

Banese: Agência 028, Conta 101368-6, Tipo 03

Caixa: Agência 2003, Conta 339-1, Tipo 003

Itaú: Agência 0247, Conta 31453-7

Unibanco: Agência 0057, Conta 111363-8

Doação por Cartão de Crédito

Doação no Exterior



CANÇÃO NOVA
Caixa Postal 34
Cachoeira Paulista – SP - Brasil
CEP- 12.630-000

Deus abençoe!!!

Namorar é a solução?


Carência com carência só pode gerar desequilíbrio
 
Todos nós temos a necessidade de ser amados. São muitas as pessoas que, com o intuito de corresponder a essa carência, pagam caro e se submetem a diversas situações. Todos nós somos carentes. Mas, se essa carência afetiva não for bem direcionada poderá tornar-se um fator de desequilíbrio, arrastando-nos, muitas vezes, a tomar atitudes contrárias a um sadio comportamento.


Em uma sociedade, na qual as famílias são cada vez mais desestruturadas, – com mães e pais que são solteiros e filhos órfãos de pais vivos –, o índice de ausência de amor na formação de nossas crianças é assustador.

Uma criança que nunca recebeu um abraço de seus pais, que nunca recebeu carinho, e que, ao contrário, foi criada em meio a gritos e grosserias, com certeza, crescerá com um enorme vazio existencial. Muitas dessas “crianças”, hoje, já crescidas, e impulsionadas por suas carências cometem grandes erros somente para atrair sobre si a atenção dos demais.

Por isso, acredito que antes de viver qualquer relacionamento afetivo, como o namoro, precisamos aprender a trabalhar nossa história, buscando a cura de nossos afetos. É claro que não precisamos ser perfeitos para namorar; mas, existem coisas em nossa vida que precisamos resolver antes de assumir um relacionamento.

Nem sempre o namoro é a solução, e pode até se tornar negativo se não estivermos preparados para vivê-lo. Carência com carência só pode gerar desequilíbrio e um relacionamento doentio, no qual a cobrança será excessiva e a ternura ausente. De modo que um sufocará o outro e a relação acabará se tornando um peso.

Existem determinadas coisas em nossa história que somente Deus pode curar; outras, que somente nós podemos resolvê-las. Por isso, faz-se necessária a experiência do autoconhecimento, para descobrirmos nossa verdade e os passos que precisamos dar, buscando a experiência da cura interior, de modo que Deus possa trabalhar em nossa história, curando nossas feridas e marcas. Essas experiências precisam preceder nossos relacionamentos, para que o ciúme, o orgulho e nossas carências não destruam o verdadeiro afeto no relacionamento.

Namorar é bom, ou melhor, ótimo! Mas, melhor ainda é namorar pronto, do jeito certo, tendo equilíbrio no amar e ser amado, compreendendo que somente Deus pode preencher o vazio da alma, e que este espaço o outro não pode ocupar, por mais que o forcemos a isso.

Amor em que um diviniza o outro e depois o prende é amor destemperado e doente.

Antes de se viver o “nós”, é preciso trabalhar o “eu”, para que, no futuro, nossos relacionamentos tenham mais qualidade e sejam mais duradouros.

Quem não se deixa levar pela pressa, mas segue o caminho proposto por Deus, colherá maravilhosos frutos e alcançará, gradativamente, a felicidade em seus relacionamentos.

Tenhamos a coragem de realizar tudo do jeito de Deus e não do nosso, abrindo-nos à Sua ação libertadora em nossa vida. Somente, assim, poderemos acompanhar e ser bem acompanhados pelos demais.

Deus abençoe! "


Adriano Zandoná
artigos@cancaonova.com

segunda-feira, 22 de março de 2010

Oração de corpo e espírito e Oração pela cura da solidão

"Nossa oração não é só espiritual. Como é a pessoa toda que ama, sente e age, partindo de sua unidade integral, o mesmo sucede na oração. O corpo é parte integrante de nosso ser, de nossos sentimentos e de nossas vivências.


O amor não é completo se não se expressar também mediante a linguagem do corpo.

O corpo é “sacramento” da pessoa toda: um sinal eficaz.

Ajoelhar-se para a oração tem claro sentido de humildade, adoração, arrependimento e pedido de perdão. Orar de joelhos, em casa ou diante do sacrário, ajuda-nos pedagogicamente a nos situarmos na atitude humilde e confiante na que nos cabe diante de Deus.

Colocamo-nos de pé, em sinal de respeito a uma pessoa importante, ou quando vamos realizar uma ação, à qual queremos dar realce. É a postura de quem está vigilante, de quem quer mostrar sua prontidão para a ação, sua disponibilidade e sua atenção.

Para o cristão, orar de pé pode recordar valores teológicos: é a postura daquele que se sente livre, ressuscitado.

Quando oramos sentados, expressamos uma atitude interior de serenidade, de meditação, de espera e de receptividade, pois, é a atitude de quem escuta, aprende ou está meditando. E também atitude de descanso. Colocamo-nos nas melhores condições para ir captando a Palavra ou para recitar poeticamente os salmos ou interiorizar o mistério celebrado. "

Baseado em “Como Orar” – J. Aldazábal



Oração pela cura da solidão

Reze com Salette Ferreira, pedindo a cura da solidão, das situações afetivas mal resolvidas, perdas e rejeição.

"Vem Espírito Santo me ensinar um canto novo. Vem me libertando de todas estruturas velhas do passado, nas quais me firmei.
Você que se prendeu em situações do passado, lembranças de morte, situações de rejeições... peça ao Espírito Santo que venha derrubar esta obra velha e faça surgir a criatura nova, com sentimentos novos."



 Oração completa com áudio:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=4361


Salette Ferreira
salette@cancaonova.com

Salette Ferreira é missionária da Comunidade Canção Nova. Já lançou dois CDs: "Tudo passa" e "Deus cuida de mim". Faz parte do ministério de música Canção Nova e trabalha atualmente na Rádio Canção Nova, em Cachoeira Paulista. Além de ser também apresentadora do programa "O amor vencerá", do Sistema Canção Nova de Comunicação.

Retiro Popular - Quinta Semana

Vamos continuando o Retiro Popular.....


Maravilhas fez conosco o Senhor

Abrindo o coração para Deus

Reze o Salmo 64, iniciando sua oração de retiro:
A ti se deve o louvor, ó Deus, em Sião, a ti se cumpra o voto em Jerusalém.
A ti, que escutas a oração, vem todo mortal por causa do seu pecado.

As nossas culpas pesam sobre nós, mas tu as perdoas.
Feliz quem escolhes e chamas para perto, para morar nos teus átrios.

Queremos saciar-nos com os bens da tua casa, com a santidade do teu templo.

Com o prodígio da tua justiça, tu nos respondes, ó Deus, nossa salvação, esperança
dos confins da terra e dos mares distantes.

Tu firmas os montes com tua força, cingido de poder.
Fazes calar o fragor do mar e o estrondo de suas ondas;
acabas com o tumulto dos povos.

Os habitantes dos extremos confins tremem diante dos teus prodígios;
fazes gritar de alegria as portas do oriente e do ocidente.

Visitas a terra e a regas, enchendo-a com tuas riquezas.
O rio de Deus está cheio de água; fazes crescer o trigo para os homens.
Assim preparas a terra: irrigas seus sulcos, aplanas os torrões, molhas a terra com as chuvas e
abençoas seus germes.

Coroas o ano com teus benefícios, à tua passagem goteja a fartura.
Gotejam os pastos do deserto e as colinas se cingem de júbilo.
Os prados se cobrem de rebanhos, com o trigo se douram os vales,
tudo canta e grita de alegria.

Orientações para o retiro

A última semana do Retiro Popular pede uma maior profundidade.

Você já se habituou à Leitura Orante da Bíblia, então certamente aprendeu a entrar no coração de Deus por meio de sua Palavra.

Sem dúvida, um silêncio fecundo deve ter entrado em sua vida! Como Maria, saiba meditar todas as coisas e guardá-las no coração também nesta semana.

Na quinta-feira, iremos a Nazaré, com Nossa Senhora, para aprofundar o Mistério da Encarnação do Verbo.
Dia 21, Quinto Domingo da Quaresma - “Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!”

Leituras: Is 43,16-21
Sl 125
Fl 3,8-14
Jo 8,1-11

Dia 22, segunda-feira – “Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei,
estais comigo”.
Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62.
Sl 22 (23),1-3a.3b-4.5.6 (R/. 4a)
Jo 8,12-20

Dia 23, terça-feira – “Ouvi, Senhor, escutai minha oração e chegue até vós meu clamor”.
Nm 21, 4-9
Sl 101 (102),2-3.16-18.19-21 (R/. 2)
Jo 8,21-30

Dia 24, quarta-feira – “A vós louvor, honra e glória eternamente!” – Dia de Via-Sacra no
Retiro Popular.
Dn 3,14-20.24.49a.91-92.95
Cântico: Dn 3,52.53.54.55.56 (R/. 52b)
Jo 8,31-42

Dia 25, quinta-feira, Solenidade da Anunciação do Senhor – “Eis que venho fazer, com
prazer, a vossa vontade, Senhor”.

Mesmo sendo quinta-feira, contemple hoje os mistérios gozosos, nos quais se encontra a Solenidade do Senhor que celebramos hoje. Na oportunidade, reze pela Arquidiocese de Belém do Pará e pela posse de seu novo arcebispo!
Is 7,10-1;8,10
Sl 39
Hb 10,4-10
Lc 1,26-38

Dia 26, sexta-feira – “Ao Senhor eu invoquei na minha angústia e ele escutou a minha voz”
– Dia de Via-sacra no Retiro Popular.
Jr 20,10-13
Sl 17 (18),2-3a.3bc-4.5-6.7 (R/. cf.7)
Jo 10,31-42

Dia 27, sábado – “O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho”.
Ez 37,21-28
Cântico.: Jr 31,10.11-12ab.13 (R/. cf. 10d)
Jo 11,45- 56

Dom Alberto Taveira
Arcebispo de Belém - PA

Cura dos relacionamentos entre casais

Quanto mais amor, menos cobrança

Todos nós sempre temos algum problema de relacionamento com alguém. Pedro e Paulo brigaram. Durante o caminho os apóstolos discutiam quem seria o maior.


Jesus é o Mestre dos relacionamentos. Muitas vezes, temos a imagem equivocada da pessoa que está ao nosso lado, por isso, há os desentendimentos.

Todo cônjuge faz a promessa de não abandonar o outro sob nehuma condição. Lembremos que Pedro também disse que estaria pronto para ir com o Senhor, tanto para a prisão como para a morte. No entanto, ele O negou! Ele não foi desonesto quando disse que morreria por Jesus.

Essa pessoa que casou com você, também fez juras de amor e não estava mentindo. Mas você pode até dizer: “Cadê a sua palavra? Você é homem ou não?” Talvez você tenha visto aquele sacerdote ardoroso abandonando o sacerdócio e muitos dizem: “Eu não acredito mais em padre”. Por que isso acontece? Porque somos de barro; essa é a realidade.

Reflita: Como é seu olhar para aquele que o traiu? É olhar de condenação? Ou olhar de acolhimento? São Paulo diz: “Quem julga que está de pé cuidado para não cair”.

Jesus escolheu Pedro para ficar no seu lugar a fim de dizer: “Vocês que caminham atrás dele são como ele”. Somos de barro, por isso que Cristo não se apavora.

Que maravilhava se o casal dissesse diante da traição: “Assim como você caiu eu posso cair”. Mas dizem: “Eu nunca te traí”. Pode até ser que o homem não tenha arrumado outra mulher; nem a mulher, outro homem, mas e nos outros sentidos da vida?

“Voltando-se o Senhor, olhou para Pedro. Então Pedro se lembrou da palavra do Senhor: Hoje, antes que o galo cante, negar-me-ás três vezes. Saiu dali e chorou amargamente” (Lucas 22, 61-62).

Jesus olhou para Pedro e, graças a esse olhar, este chorou amargamente. Esse olhar o salvou. Como é seu olhar para aquele que o traiu? É olhar de condenação? Ou olhar de acolhimento? Cristo diz que com a mesma medida com que medirmos os outros, seremos medidos. Por isso precisamos exercer essa misericórdia. O Senhor disse, através do Seu olhar, para o apóstolo: “Eu sei quem tu és”.

Na vida de casado, o ato sexual é o fechamento do amor total. O amor começa em âmbito espiritual, no interior da pessoa, na sua interioridade e se expande para o psiquismo, onde entra o esforço de ir ao encontro do outro sem cobrar. No entanto, o que mais se vê entre os casais é cobrança, já se casa cobrando o outro. Atitude de amor é atitude de querer o bem do outro. Não é só querer o bem ao outro, mas do outro. Se eu o amo, eu tenho força interior para querer o bem do outro; no momento em que entra a cobrança não é amor.

O amor começa em âmbito espiritual. O homem começa a sentir atração por uma mulher e vice-versa, eles começam a sentir o impulso na mente de ir ao encontro do outro para querer o bem. O namoro é a etapa em que o casal começa a ter comunhão de pessoa. Ao se olharem reciprocamente começam a perceber o que está no interior do outro; é uma fase de conhecimento. “Como você viveu?” “Quais os traumas você teve?” “Como é sua família?” Vão se conhecendo e vai havendo a comunhão entre ambos. Depois dessa comunhão eles vão co-habitar no matrimônio e se tornam uma só carne.

Quanto mais amor, menos cobrança. Quanto mais cobrança, menos amor. Se você que é casado decide viver essa realidade [de não cobrar o outro], seu casamento vai dar certo.

Nenhum casal deve tirar a aliança para que sempre se lembre de que fez uma aliança não para cobrar, mas para se doar. Como viver isso? Vejam como vocês cuidam dos filhos, tudo é de graça, vocês não exigem nada deles, só se consomem por eles. Amor total, cobrança zero!

Por que muitas mulheres amam mais os filhos que o marido? Porque os ama gratuitamente. Você mulher, você homem, pense nisso: “Vou fazer para meu cônjuge o que faço para meu filho”. E você vai ver como o relacionamento vai mudar.

Aqui está a cura dos relacionamentos: “Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne” (Gênesis 2, 24); e no Evangelho de São Marcos, Jesus completa: “Por isso, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher” (Marcos 10,7).

Deixar não é só sair de casa, é ir deixando para trás as marcas, as feridas que cada um recebeu de sua casa. Muitas mulheres não se dão bem no casamento porque tiveram um pai alcoólatra, mulherengo, por isso a receita é “deixará” (cf. Mc 10,7), para que você vá se curando das feridas que você trouxe de sua casa.

O amor que vocês sentiram não é uma farsa, mas algo que Deus lhes deu. É deixar tudo que receberam de negativo, é todo um caminho, um processo, para que dia após dia vocês procurem recordar as feridas recebidas de casa, de forma as deixarem para trás.

Padre Alir Sanagiotto, SCJ
http://blog.cancaonova.com/padrealir

sábado, 20 de março de 2010

NOSSOS EVENTOS - CANCAO NOVA PRA VOCÊ

Semana que vem, dia 23, tem missa com o Frei Josué. Vamos adorar o Senhor!





ESTÁ CHEGANDO O ACAMPAMENTO DA SEMANA SANTA NA CANÇÃO NOVA, EM CACHOEIRA PAULISTA.



EVENTOS

Acampamento de Semana Santa
Data: 31/03/2010 a 04/04/2010

Endereço: Av. João Paulo II, s/n, Alto Bela Vista

Cidade: Cachoeira Paulista / São Paulo Brasil

Contato: (12) 3186 2600

Presença de: Padre José Augusto, Marcio Mendes, Prof. Felipe...

Info. Gerais: Tema: “Resgatados pelo precioso Sangue” (I Pedro 1,15)

 
Kairos (Domingo de Ramos)
Data: 28/03/2010

Endereço: Av. João Paulo II, s/n, Alto Bela Vista

Cidade: Cachoeira Paulista / São Paulo Brasil

Contato: (12) 3186 2600

Presença de: Padres da CN, Eliana Ribeiro, Márcio T.

Info. Gerais: Dia especial de oração

MAIS INFORMAÇÕES: http://www.cancaonova.com/

sexta-feira, 19 de março de 2010

As coisas vão de mal a pior. O que fazer?

Se sua casa se tornar um santuário de oração, acredite: ela será visitada por Anjos. Mais ainda: o Anjo da guarda estará muito presente nela. Você não estará sozinho.


Muitas vezes, estragamos tudo porque queremos fazer as coisas por nós mesmos. É preciso que aconteça radicalmente o contrário. Ore, peça, interceda e tenha certeza: o próprio Senhor vai fazer com que o Anjo da guarda de cada pessoa da sua família entre em ação para trazer a paz, a concórdia, a libertação e a saúde de que precisam.

Quanto à educação das crianças: confie seus filhos ao Anjo da guarda de cada um deles; peça a este [Anjo] que lhe dê sabedoria para educá-los, e ele irá derramá-la em sua mente e em seu coração; também vai corrigi-lo em coisas que você não deve fazer. Se você ouvi-lo e obedecê-lo, obterá a sabedoria de que precisa para educar os pequenos.

Se as coisas vão de mal a pior é porque nossa vida e nossa casa não têm sido um lugar de oração; pelo contrário: nosso lar tem sido local onde todo o mundo xinga, briga, se ofende; onde há muita pornografia, adultério... e onde, infelizmente, não se reza.

Chegamos ao ponto de ver pais que têm vergonha de abençoar seus filhos. E filhos que não sabem pedir a bênção aos genitores. As pessoas têm vergonha até de fazer o sinal-da-cruz... Adoram a televisão: passam horas diante dela... e toda espécie de sujeira entra pelos olhos, ouvidos e coração. Com tudo isso, é claro, não se consegue ter tempo para rezar um terço, para unir a família em oração, para ler a Bíblia. Tem-se vergonha de Deus! Por isso as coisas vão de mal a pior.

Tudo vai depender de você. Se os outros não querem rezar, disponha-se a fazê-lo: reze você! E saiba: além dos Anjos de Deus, infelizmente a Palavra nos diz que existe uma multidão de espíritos malignos, de anjos decaídos – desobedientes e rebeldes – que estão também ao nosso redor. Vejamos na Carta de São Paulo aos Efésios:

“Para terminar, armai-vos de força no Senhor, da sua força onipotente. Revesti-vos da armadura de Deus para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. Pois não é o homem que afrontamos, mas as Autoridades, os Poderes, os Dominadores deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. Lançai mão, portanto, da armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer de pé, tendo recorrido a tudo” (Efésios 6,10-13).

Compreenda: você não luta contra seu marido que bebe; nem contra sua mulher que caiu na infidelidade ou contra seu filho que entrou para o mundo das drogas. O maior perigo não são as forças humanas, mas as forças espirituais do mal. São espíritos malignos que querem nos destruir. Destruir casamentos, nossos lares, nossas famílias.

O grande segredo é compreender que não somos nós que lutamos contra os espíritos malignos, nem temos forças para enfrentá-los. Seríamos tolos se quiséssemos fazer isso. Quem luta contra eles são os Anjos do Senhor. Quem os sustenta na batalha somos nós, com nossas orações. Anjos bons lutam por nossa causa, para nos defender. É disso que São Paulo nos fala: “Há uma luta espiritual nos ares, nesse mundo de trevas”. E como daremos a vitória aos Anhos que lutam por nós? A resposta está no mesmo capítulo do livro de Efésios:

“Intensificai as vossas invocações e súplicas. Orai em toda circunstância, pelo Espírito, no qual perseverai em intensa vigília de súplica por todos os cristãos” (Efésios 6,18).

Aí está a solução: “Intensificai as vossas invocações e súplicas por todos os cristãos”.

Como Tobit e Sara, apresentemos a Deus o nosso coração angustiado e nossos problemas. Oremos ao Senhor para que os Anjos possam guerrear a nosso favor, e a vitória acontecerá.
(Trecho do livro "Anjos: companheiros no dia-a-dia" de monsenhor Jonas Abib.).

Padre Jonas Abib

pejonas@cancaonova.com
Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II.

Deus e os absurdos do mundo

Jogar a culpa de nossas desgraças nas costas de Deus é muito simples

Não temos o direito de pedir a Deus que faça um círculo ser quadrado. Como sabemos, as regras da vida precisam ser consideradas. Se compreendermos essas regras, certamente vamos alcançar uma fé madura e crescer como pessoas responsáveis.


A psicologia nos ensina que um dos elementos que acenam para a maturidade da pessoa é justamente sua capacidade de assumir as responsabilidades e responder pelos erros.

O nosso jeito de praticar a religião nem sempre é maduro, isso porque muito facilmente acreditamos que Deus resolverá todos os nossos problemas. Insistimos em acreditar que Ele nos livrara de todas as consequências de nossas escolhas erradas, e que uma vida em Deus é uma vida sem problemas. Engano! Quanto mais crescemos em Deus, maior é a necessidade que temos de purificar os nossos excessos. Esses excessos se dão em todos os detalhes de nossa personalidade, desde as nossas compreensões mais simples até mesmo às compreensões mais elaboradas.

O jeito como reagimos diante de uma determinada situação depõe contra ou a favor do que consideramos como maduro em nós. A maneira como interpretamos as coisas ruins que nos acontecem é um modo interessante de medir o nosso grau de maturidade. Um exemplo simples: um rapaz embriagado atropelou uma menina de seis anos no centro de uma cidade no interior da Bahia. Para se livrar da responsabilidade do acontecido, o jovem recorreu ao absurdo de dizer que estava possuído pelo diabo, e que por isso a matou. Ao utilizar-se de um argumento como esse, o rapaz demonstrou ser realmente vítima de uma única possessão: a ignorância. Ao culpar o demônio pelo absurdo de suas displicências, o rapaz tenta se eximir de forma imatura e vergonhosa da responsabilidade de pagar pelo crime cometido.

A maturidade também se expressa no que pedimos. Outro exemplo simples: uma pessoa fumou a vida inteira, nunca se esmerou por lutar para deixar o vício, e, num determinado momento, descobre que tem câncer. Então se coloca a pedir a Deus um milagre. É justo? A doença não nasceu das escolhas que fez? Tenho o direito de colher o que na verdade não plantei? Acho pouco provável.

O milagre é realizado a quatro mãos. Mãos de Deus e mãos humanas. O que deixo de fazer ou o que negligencio agora poderá comprometer o bem a que Deus já me destinou. O Senhor não quer as tragédias do mundo. As tragédias humanas são construídas aos poucos por nós mesmos. É preciso maturidade para assumir. Jogar a culpa de nossas desgraças nas costas de Deus é muito simples. Assim ficamos eximidos de qualquer responsabilidade ou comprometimento.

Grandes acidentes acontecem com pequenos descuidos. Ao dizer que nem mesmo um fio de cabelo cai de nossa cabeça sem que o Pai do céu permita, Jesus não se refere a acidentes absurdos. A permissão de Deus está sempre conectada à natureza de Sua bondade. Deus é bom. Não há variações em Sua vontade. O Seu querer para a vida humana é sempre a vida, e vida em abundancia. De Deus não nascem tragédias. Os acontecimentos trágicos do mundo não são frutos de permissões divinas, mas sim, de deliberações de nossa vontade.

(Trecho extraído do livro "Quando o sofrimento bater à sua porta")
Padre Fábio de Melo
http://www.cancaonova.com/

quinta-feira, 18 de março de 2010

Programa DEUS PROVERÁ

Hoje, recebi um email com um convite do DEUS PROVERÁ para apresentar meu testemunho. Fiquei super lisonjeada, apesar de não poder aceitar, sou tímida pra essas coisas, mas foi uma felicidade e honra muito grandes, dádiva divina. Obrigada, Deus!
Bem, o Programa Deus Proverá é apresentado pela Ana Paula Guimarães, foto abaixo, e o marido dela Felipe Jardim. Um casal lindo. Abaixo eu copiei do site da CN, um pouco do que é o Programa. Vamos conferir:

"Deus provê, Deus proverá! Sua misericórdia não faltará!”




"O programa Deus Proverá quer fecundar em nossos corações que Deus providencia todas as coisas na Canção Nova e na vida de muitas pessoas através de você sócios fiel!

Ana Paula Guimarães e seus convidados trazem sempre todos os investimentos, obras e eventos que acontecem na Canção Nova e também como está o andamento da meta nossa financeira a cada mês! Sempre mostrando os millagres que Deus realiza através da Canção Nova na vida de tantos que não conhecem a Deus!


Para encerrar o programa, rezamos o Terça da Divina Providência, apresentando cada necessidade dos telespectadores!

Acompanhe “Deus Proverá”, toda terça e quinta-feira, às 12h."

E-mail: deusprovera@cancaonova.com
http://www.cancaonova.com/

Unir-se a Deus em oração

Hoje, quinta-feira, é dia de adoração ao Santíssimo na Canção Nova. Depois do Sorrindo pra Vida, o Márcio Mendes foi o palestrante abençoado ministrando o tema Unir-se a Deus em oração. Infelizmente eu precisei sair, não pude ouvir tudo, tive que ir lá na loja da Canção Nova levar o "generoso" (cofre de moedas) que juntei com meus colegas de trabalho e só tinha tempo naquela hora,então perdi o restante de palestra. Mas agora coloco aqui a transcrição dela, com um pouco do muito que foi dito.

A oração é um escudo contra a tristeza


"Que o Senhor encha seu coração com o dom do Espírito Santo. Todos nós precisamos que o Senhor coloque Sua Mão sobre nós, pois precisamos ser revitalizados. Talvez, em muitos momentos da sua vida, você tenha concluído que precisava ser curado, rezava e pedia ao Senhor que o curasse. Mas, no fundo, você queria que alguém lhe desse uma direção, e esse Alguém é o Espírito Santo. Se você quer ouvir o que o Espírito Santo lhe fala, abra a Bíblia, abra o seu coração à Palavra de Deus.

"Filho, se adoeceres, não te descuides, mas roga ao Senhor, e ele há de curar-te. Evita as faltas, torna reto o agir de tuas mãos e purifica teu coração de todo pecado; oferece incenso e a oblação de farinha fina, faze uma oferenda generosa conforme tuas possibilidades e recorre ao médico, pois também a ele o Senhor criou. E ele não se afaste de ti, pois tens necessidade de seus serviços. Chega o momento em que a cura está em suas mãos, pois também eles rogarão ao Senhor para que os dirija no diagnóstico certo e faça acontecer a cura. Peca na presença daquele que o criou quem não se submete ao tratamento do médico" (Eclesiástico 38,9-15).

Deus pode nos curar de inúmeras maneiras, como, por exemplo, por meio da oração. Mediante as nossas orações, mediante a nossa fé, o Senhor nos cura. O Altíssimo dispôs os meios naturais para nos ajudar na cura; não adianta você rezar achando que algo sobrenatural vai acontecer. A sua cura pode vir pelas mãos dos médicos. A Palavra nos mostra isso. Muitas vezes, o médico pelo qual você foi consultado rezou por você, pediu ajuda ao Senhor para lhe dar discernimento em um diagnóstico difícil. A cura começa com o discernimento, porque discernir é entrar na luz de Deus.

Quando não sabemos que decisão tomar, entramos em crise e, nesse momento, é hora de chegar ao discernimento. No momento da crise o Espírito Santo vem em nosso socorro para encontrarmos discernimento. Discernir é entrar na luz de Deus e o ser humano recebe a cura ao entrar nessa luz. Nós somos curados por meio da nossa fé. O que me cura não são as palavras que eu digo, mas sim, a fé com que as digo. Deus o compreende como ninguém e o cura até mesmo das enfermidades que você desconhece ter. Descobrir as próprias misérias causa dor, ninguém fica feliz com as próprias limitações. Nós não nos conhecemos direito.

Quando nós nos aproximamos de Deus no momento da oração, entramos na luz e o Espírito Santo vai nós recordando das nossas mágoas passadas. Quem não tem dificuldade de perdoar é porque nunca foi ferido de verdade. Por isso temos de entender que perdão é dom de Deus. Talvez sua tristeza esteja brotando de uma coisa que não foi bem resolvida no passado. O Espírito Santo não toca em uma ferida que Ele não seja capaz de curar.

Jesus sabe o que é ser caluniado, vítima da mentira e da traição. Cristo, que também foi curado pelo poder do Espírito Santo, nos dá a cura. O Espírito Santo vem para nos curar dos nossos desequilíbrios, para nos curar da angústia e da tristeza do coração. A pessoa que vive ameaçada com medo de descobrirem os erros cometidos por ela vive angustiada. Deus, que cura a alma ferida, tem poder suficiente para curar um corpo ferido.

A força da oração pode combater todos os males. O homem que reza com fé derrota qualquer inimigo. Toda a salvação da sua casa está na oração. Quando rezamos o Espírito Santo nos oferece Sua luz e essa mesma luz serve como um escudo. A oração é um escudo contra a tristeza. O Espírito Santo quer dar a você a graça de sair da tristeza sem muletas. Você pode levantar de toda a tristeza se você se firmar na oração.

Não fique “cozinhando porcarias” dentro de você, porque uma hora você vai explodir. Quando você se põe na presença de Deus, você rompe com todos os sentimentos ruins que estão em seu interior. A pessoa que reza é mansa porque é equilibrada e recebe de prêmio um coração alegre. Quer ser alegre? Reze!

Basta que a pessoa persevere na oração e tente rezar sempre para que tudo nela seja curado. A oração nos restabelece porque nos une a Deus. Não deixe o pecado habitar dentro de você. Arrependa-se, perdoe as pessoas que você precisa perdoar. A Palavra de Deus pode ser fonte de cura. "

Transcrição e adaptação: Pollyana Fonseca
http://www.cancaonova.com/

quarta-feira, 17 de março de 2010

Retiro Popular - Quarta Semana

Provai e vede quão suave é o Senhor

Abrindo o coração para Deus reze o Salmo 50, iniciando sua oração de retiro. Durante a semana, o mesmo salmo será rezado antes de sua Leitura Orante da Bíblia:

Ó Deus, tem piedade de mim, conforme a tua misericórdia; no teu grande amor cancela o meu pecado.

Lava-me de toda a minha culpa, e purificai-me de meu pecado.

Reconheço a minha iniquidade e meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, só contra ti eu pequei, eu fiz o que é mal a teus olhos; por isso és justo quando falas, reto no teu julgamento.

Eis que na culpa fui gerado, no pecado minha mãe me concebeu.

Mas tu queres a sinceridade do coração e no íntimo me ensinas a sabedoria.

Purifica-me com o hissopo e ficarei puro; lava-me e ficarei mais branco que a neve.

Faze-me ouvir alegria e júbilo, exultem os ossos que tu quebraste.

Afasta o olhar dos meus pecados, cancela todas as minhas culpas.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, renova em mim um espírito resoluto.

Não me rejeiteis da tua presença e não me prives do teu santo espírito!

Devolve-me a alegria de ser salvo, que me sustente um ânimo generoso.

Quero ensinar teus caminhos aos que erram e a ti voltarão os pecadores.

Livra-me do sangue, ó Deus, Deus meu salvador e minha língua celebrará tua justiça.

Senhor, abre meus lábios e minha boca proclame o teu louvor.

Pois não te agrada o sacrifício e, se ofereço holocaustos, não os aceitas.

Sacrifício para Deus é um espírito contrito; não desprezas, ó Deus, um coração contrito e humilhado.

No teu amor sê propício a Sião, reconstrói os muros de Jerusalém.

Então vão te agradar os sacrifícios prescritos, o holocausto e a inteira oblação; então imolarão vítimas
sobre o teu altar.

Dia 14, Quarto Domingo da Quaresma – “Provai e vede quão suave é o Senhor”.
Js 5,9a.10-12
Sl 33
2Cor 5,17-21
Lc 15,1-3.11-32

Dia 15, segunda-feira – “O Senhor é minha luz e salvação”.
Is 65,17-21
Sl 29 (30),2.4.5-6.11-12a e 13b (R/. 2a)
Jo 4,43-54

Dia 16, terça-feira – “Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó”.
Ez 47,1-9. 12
Sl 45 (46),2-3. 5-6. 8-9 (R/. 8)
Jo 5,1-16

Dia 17, quarta-feira – “Misericórdia e piedadeé o Senhor” – Dia de Via-Sacra no Retiro Popular.
Is 49,8-15
Sl 144
Jo 5,17-30

Dia 18, quinta-feira – “Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo!”
Ex 32,7-14
Sl 105
Jo 5,31-47

Dia 19, sexta-feira, Solenidade de São José, Esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, Padroeiro da Igreja Universal – “Eis que a sua descendência durará eternamente” –
Dia de Via-Sacra no Retiro Popular.
2Sm 7,4-5a.12-14a.16
Sl 88 (89), 2-3.4-5.27 e 29 (R/.37)
Sm 4,13.16-18.22
Mt 1,16.18-21.24 ou Lc 2,41-51

Dia 20, sábado – “Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio”.
Jr 11,18-20
Sl 7,2-3.9bc-10.11-12 (R/. 2a)
Jo 7,40-53

Nesta semana, conheçamos mais ainda o alcance da misericórdia, que começa no relacionamento com as pessoas que estão mais próximas de nós e nos dá alma nova para viver em sociedade, levando-nos à prática das chamadas “Obras de Misericórdia”, aliadas à busca incansável da verdade e da justiça.

Dom Alberto Taveira

Arcebispo de Belém - PA

Já conversou com Deus hoje?

Oração sem fé é jogar conversa fora...

“Tende fé em Deus. Em verdade, vos digo: se alguém disser a esta montanha: ‘Arranca-te e joga-te no mar’, sem duvidar no coração, mas acreditando no que vai acontecer, então acontecerá. Por isso vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que já o recebestes, e vos será concedido.” (Mc 11, 22-24)


Graça e Paz, meu irmão, minha irmã!

Conversar com Deus é sem dúvida a mais comum e universal das práticas religiosas. É o sublime momento em que a criatura se coloca diante do Deus Supremo em que acredita. E não deixa de ser sublime mesmo que para muitos este seja um momento de medo, de respeito humano, em que triste e absurdamente se acredita em uma “distância” que Deus supostamente mantém de seus filhos. Veja que falo em conversa com Deus. E a oração é assim, uma conversa, um diálogo em que o Grandioso Deus eleva para si seus filhos, para ouvir e falar com eles. E é tão fácil conversar com Deus que se torna impossível acreditar que Ele seja inacessível e distante. Por isso, ao nos colocarmos diante do Senhor para orar, devemos conversar como fazemos com nossos amigos mais íntimos, sem deixar de louvá-lo e admirar Sua grandeza e majestade. E o nosso amigo mais íntimo e fiel é o próprio Deus! Se é assim, por que temos tanta dificuldade em pedir? Por que tantas vezes não somos atendidos?

Jesus nos dá muitas dicas de como conversar com o Pai. O Evangelho está cheio delas. E devemos praticá-las, pois, quem melhor que o próprio Filho pode nos instruir? Muitas vezes oramos de modo desesperado e aflito, sem muita esperança... buscamos Aquele que tudo pode, mas sem confiar muito, oramos descrentes. Conversamos com Deus brigando e gritando, cobrando dele e falando sem parar, esquecendo que é um diálogo. Parece até que oramos por falta de outra opção melhor. Por isso Jesus começa dizendo nesta passagem: “Tende fé em Deus”. A oração antes de tudo deve ser feita com muita fé. Oração sem fé é jogar conversa fora... Se suplicamos a Deus sem acreditar que Ele pode fazer o que pedimos, segundo a Sua Vontade, como queremos que nossas súplicas sejam atendidas? “Se alguém disser a esta montanha: ‘Arranca-te e joga-te no mar’, sem duvidar no coração, mas acreditando que vai acontecer, então acontecerá”. E podemos substituir a montanha por toda dificuldade, por aquilo que hoje nos parece impossível. Que nós saibamos falar, mas também escutar e acolher o que diz Aquele que mais nos ama. E se nossa vontade é diferente da vontade de Deus, Ele misericordiosamente nos mostrará e, ao sermos dóceis, compreenderemos e logo aceitaremos os desígnios maravilhosos de Deus para nós, e contemplaremos a montanha gigantesca e assustadora dos nossos problemas simplesmente se jogar no mar...

São Paulo também nos dá uma dica em sua carta aos Filipenses. Ao conversar com Deus, em toda situação, seja ela boa ou não, “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito, alegrai-vos!” (Fl 4, 4). E o mesmo faz o salmista: “Bendirei ao Senhor Deus em todo tempo, meu louvor estará sempre em sua boca!” (Sl 33, 2). Na pior das situações, quando tudo parece sem solução, quando não temos vontade nenhuma de rezar, alegremo-nos no Senhor! Bendigamos ao Senhor em todo tempo! “Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças.” (Fl 4, 6) Sim, não podemos nos esquecer de agradecer a Deus em cada conversa por nos dar a grande graça de ser o nosso refúgio, mas também porque já acreditamos que Ele atendeu as nossas súplicas!!! E diante disso, experimentamos a eficácia imediata de nossa conversa: “E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos no Cristo Jesus.” (Fl 4, 7).

Então, já conversou com Deus hoje? Que tal começar agora? Você deve ter muita coisa para conversar com Ele... Pela intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora, a paz do Senhor esteja com você, meu irmão, minha irmã!!!"

Alexandre Firmino

Comunidade Canção Nova