Como já havia falado no post anterior, esse fim de semana teve KAIRÓS na Canção Nova, com o Tema: “Sede alegres na esperança” (Rm 12,12).
Acompanhei pela tv e internet. Foi uma bênção!
"O lema da minha ordenação sacerdotal é: “E a sorrir, pronunciaste meu nome”.
Quando a nossa mãe nos chama pelo nome composto é sinal que a coisa não está boa, “o mar não está para peixe”. Toda palavra tem um invólucro, que é aquela emoção da voz. Tudo depende da maneira como o outro diz o seu nome, ou como diz a frase.
Um dia escutei Jesus chamando meu nome assim: “Fábio meu filho”. Sorrindo mesmo. Jesus é muito tranquilo quando chama, porque Ele sabe que se for dócil, aquele que é chamado, a pessoa vai ficar do jeito que Ele quer.
Deus nos chama pelo nome. Deus me chamou na minha infância simples, mas extremamente rica de poesias e significado. Deus usou das imagens que sabia que me atrairiam, não me chamou a partir de coisas que eu não gostava. Deus é sábio. Num primeiro momento, Ele se utiliza de contextos dos nossos desejos, das alegrias que nos arrepia a alma, depois que entramos no processo, Ele vai com pedagogia nos dizendo que depois do “leite” tem que ter “alimento sólido”.
Quer ser grande? Passe pelo caminho da humilhação. A primeira vez que Deus te chama, é uma história bonita, mas dura. Jesus com um método pedagógico maravilhoso faz com que os discípulos voltem à vida antiga. Depois do calvário, qual foi a primeira frase? “Vamos pescar.” Os olhos dos discípulos se abriram no contexto de uma vida antiga, mas inadequada.
A nossa verdade é o lugar onde Deus trabalha, onde Ele pode agir. Aos poucos vamos sendo chamado de outras formas, vamos sentindo que Deus vai chamando o nosso nome de outro jeito, e se correspondemos com o que Deus vai mudando dentro de nós, com certeza ficaremos cada vez melhores, porque quando Deus faz, não faz porcaria.
O que você faz com a fragilidade que tem dentro de você? A proposta de Jesus para nós é violenta, e por isso, Ele disse que só vai entrar no Reino dos Céus os violentos.
A mesma Voz que me chamou um dia, chama você também. A partir dos seus recursos, Deus vai te transformar em uma pessoa muito melhor do que você é.
Eu não sei quando foi que Jesus entrou na sua vida, ou os recursos que Ele usou para chamar a sua atenção. Não sei se Jesus já entrou muito ou pouco na sua vida, mas de uma coisa eu tenho certeza: você já não é mais o mesmo, alguma coisa de muito divino já começou acontecer dentro de você.
Ninguém está garantido, nós estamos todos no mesmo processo para o coração ficar melhor. Às vezes, o reflexo do outro nos vai fazendo ser melhor, como outros que nos fazem retroceder. Nós não queremos retroceder. Eu não sei o quanto Deus já entrou em você, mas uma coisa é certa: Ele está à porta do seu coração para te fazer um homem novo, uma mulher nova."
O tempo e o espaço da esperança (Gabriel Chalita)
Quando eu sei aprender com o passado, eu tenho alegria, quando eu sei aprender com o futuro, eu tenho esperança. Ninguém tem o controle do tempo, não temos poder sobre isso. Às vezes, uma mãe que perdeu um filho, pensa que gostaria de voltar no tempo e segurar aquele momento para que ele não acontecesse, ou um filho que estava com ódio do pai, que acaba morrendo sem que eles se falem, com certeza gostaria de voltar no tempo para poder conversar com o pai. Mas não temos esse poder.
Às vezes, o nosso desejo é de segurar o tempo. Quando somos adolescentes queremos fazer o tempo correr, mas não temos controle sobre o tempo. Eu não posso dizer ao tempo, que passe mais rapidamente ou que passe lentamente.
O que é o espaço? É o que eu faço com o meu tempo. Transformar a vida em uma lição de amor, isso fez Zilda Arns. Ela não tinha o poder de prolongar o tempo da sua existência, mas tinha o tempo de transformar a sua vida em uma lição de amor. Porque é possível ampliar com o amor o nosso tempo. Todos nós temos uma missão, e o enfrentamento dessa missão garante que a nossa história terá outro significado.
(...)
Amar é cuidar do outro, é olhar para o outro como alguém que é cheio de possibilidades. A Palavra de Deus nos ajuda a pensar no que a gente faz, com a disposição que temos, para amar e ajudar as pessoas que fazem parte do nosso espaço. É preciso aproveitar o tempo para que este espaço seja preenchido com amor.
A simplicidade é um dom, é um dos valores mais bonitos que nós podemos cultivar. Quando somos simples o outro nunca vai ser invisível para nós. É na simplicidade que eu percebo Deus e consigo ver que Ele está perto de mim.
O tempo nos ensina o quanto podemos melhorar ao nos levantarmos das quedas, e podemos olhar para as pessoas que marcaram a nossa vida e com elas aprendermos algo bom. O passado não pode nos escravizar, as pessoas erram sim, mas é preciso olhar para a nossa vida e ver que as nossas cicatrizes também foram moldando o nosso caráter.
É preciso dizer ao outro: “Desculpe-me, estou em construção”. É tão nobre pedir desculpa, porque é por estarmos em construção que nós erramos tanto.
O que é derrota e o que é vitória na vida? Muitos pensam que perder o emprego, que não passar no vestibular, que perder alguém que amamos é uma derrota. Mas para nós que acreditamos em Deus, morrer é ganho. O que é ganhar de fato? A nossa vida já é uma vitória, e cada vez que mostramos, a nós mesmos, que podemos fazer a diferença na vida de uma pessoa, estamos ganhando.
Tem gente que faz da vida um ato de derrota. Derrotado é aquele que não tem esperança na vida. Enquanto eu tenho sonho e amor dentro de mim, eu não sou um derrotado. Nós somos vencedores em Deus. Nós viemos aqui na Canção Nova porque somos vitoriosos.
Nós não dominamos o tempo, mas o espaço sim. Um sorriso que eu dou ao outro, faz ampliar o espaço. Em muitos momentos, o nosso amigo não precisa do que vamos dizer a ele, mas estar perto dele é o que faz a grande diferença, e é isso que o outro precisa. A grande vitória é a capacidade que eu tenho de deixar Deus cuidar de mim e me amar. Peçamos a Deus o dom do sorriso e da leveza. Que o nosso tempo e o nosso espaço sejam de leveza de quem se deixou amar por Deus. O amor a Deus nos faz mais leves, mas é preciso ter a simplicidade para perceber que Deus vem cuidar de nós nas situações mais simples e cotidianas da nossa vida.
Para ver mais:
http://www.cancaonova.com/portal/canais/eventos/novoeventos/cobertura.php?cod=2415&pre=6483&tit=
Nenhum comentário:
Postar um comentário