JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR! DEUS DE AMOR!

JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR!  DEUS DE AMOR!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os problemas no casamento

O casamento é sagrado, porque não foi o homem quem inventou, mas foi Deus.

Acampamento para Famílias 2014 - Palestra do Prof. Felipe Aquino

(....)Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.” (Marcos 10:7-8). Existem casais que estão juntos, mas não estão unidos, Deus não quer o casal apenas juntos, os quer unidos. “Sereis uma só carne”, e o que quer dizer carne? A natureza humana.
Deus quer um casal unido, e só há um jeito deles serem unidos: Em Deus. Porque a carne é fraca, e é assim por causa do pecado original que entrou na origem, no início da humanidade. As nossas paixões deixaram de ficar submissas às nossas vontades. A carne ficou fraca, isto afeta o casamento e dificulta a unidade do casal. Há apenas um modo de o casal permanecer unido, em Jesus. Como o café com leite que nunca mais se pode separar, o casal também precisa ser, e quem faz esta união é Deus.
Deus une os casais por meio dos sacramentos: Batismo, Crisma, Confissão, Eucaristia, Matrimônio. Depois do pecado original os outros pecados entraram na vida do homem de forma avassaladora. Caim mata Abel, acontece o episódio da torre de Babel, por isto, o Cordeiro Imolado teve que entrar no mundo e salvá-lo através do Seu Sangue derramado, que nos confere os sete sacramentos.
Você pode vencer as dificuldades através dos sacramentos, pois não é fácil viver casado. Não é fácil aguentar um homem, uma mulher quarenta anos, mas o cristão na graça, na força de Deus consegue vencer as dificuldades.
O casamento é uma missão que Deus nos dá. Muitos ainda não entenderam que não é uma curtição, mas uma missão a dois. É uma missão árdua que precisa de pessoas maduras. A dignidade do padre é a mesma de um casal, de uma família, não há nada diferente. Assim como é dificil a um casal viver a fidelidade, assim é para o sacerdote.
Deus deu aos casais dois mandamentos: “Crescei e multiplicai”, isto não é conselho, pois conselho seguimos se quisermos, mas é mandamento. O casal que não entendeu isto, não entendeu o que é o matrimônio. É o amor que São Paulo diz em suas cartas que faz o casal crescer. (cf. 1 Cor 13)
(.....)
Amar é doar-se, dizer sim para o outro é dizer não para você. Muitos dizem: “Eu te amo”, porém se ficar desempregado, doente, sofrer um acidente e perder uma perna, ainda existirá amor?
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5,25). E como Cristo amou a Igreja? Dando sua vida na cruz. Não é um amor sensualizado, romântico, mas um amor que dá a vida. O Senhor na última ceia nos mandou“amar uns aos outros”, não como o amor do mundo, mas como Ele nos amou. A missão no casamento é dar a vida para o outro e pelos filhos.
O segundo mandamento do matrimônio é “multiplicai”. Caiu sobre nós uma heresia: “filho não”. As pessoas pensam que filho dá trabalho, tira o sono, até afirmam: “não sabemos o que será do futuro deles”. O governo faz campanhas e campanhas para que as pessoas não tenham filhos. Não! “O justo vive pela fé” devemos acreditar nos mandamentos de Deus e sermos obedientes a eles. Você não vai ter 10 ou 15 filhos se não tem condições, a Igreja ensina a paternidade responsável.
O casal tem muitos problemas, e todos geralmente começam nas brigas, no egoísmo. O remédio para isto é cultivar o amor. Quando o outro está nervoso, cale, espere a ira passar. Há pessoas que dizem que não tem sangue de barata, não pense assim, seja inteligente e saiba o momento de calar, você estará salvando o seu casamento.  Não se apaga fogo jogando gasolina, é água que apaga o fogo. Que seja a água da sua humildade a apagar o fogo da ira do seu cônjuge. 
O casal precisa ter humildade. O amor não é arrogante. Não posso ser arrogante, prepotente, autossuficiente. Duas cabeças juntas pensam melhor que uma, decidam juntos. Existem muitas coisas bonitas no casamento, mas uma das mais bonitas é um ajudar o outro a ser melhor, a vencer os defeitos. Não reclame porque o seu cônjuge tem defeito, ajude-o a vencer, lute até o sangue, até as lágrimas, até o joelho sangrar no chão se for preciso. Quantos conseguiram salvar os seus esposos deste modo.
Sabe por que Deus deu a você um esposo, esposa imperfeito? Porque Ele acredita que você pode devolvê-lo perfeito a ele. Você vai chegar ao céu e Deus vai agradecer a você porque te deu uma pessoa defeituosa, e você cooperou devolvendo uma pessoa perfeita a Ele.
“As tribulações desta vida, não se comparam as glórias futuras” (Rm 8,16 -17). Quando você dá um para Deus, Ele te dá cem, é o cêntuplo de Deus.
Para ler na íntegra: http://eventos.cancaonova.com/acampamento-para-familias-2014/pregacoes/os-problemas-no-casamento/

Um comentário:

  1. Oi Celeste, é a Vi, a bíblia nos orienta a sermos sujeitos a autoridade, portanto os católicos devem se sujeitar a autoridade da sua Igreja, obedecendo seus ensinos e doutrinas.
    Os evangélicos, tem muita coisa em comum com os ensinos católicos, pois seguimos a bíblia, mas certas interpretações são diferentes.
    Por exemplo por que Deus deu um esposo, nos cremos na passagem em que Deus diz lá no Éden: não é bom que o homem viva só, far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. Genesis 2
    Muitos beijos,Vi

    ResponderExcluir