(Padre Léo, SCJ - Pgs. 138 a 140 do livro 'Segredos Para a Cura Interior')
"Tomo a liberdade de apresentar aqui uma devoção muito pessoal de minha comunidade. Deus me livre de querer equipará-la às maravilhosas orações que saliento neste capítulo. Apresento o Terço de Bethânia porque acredito em sua eficácia, como temos experienciado e testemunhado na vida de muitos dos nossos filhos e filhas espalhados pelos cinco recantos que mantemos.
A dinâmica desta oração é reforçar os principais elementos de nosso carisma, possibilitando cada vez mais que seja vivido por todos, pois sabemos da necessidade fundamental da experiência de Deus para a restauração de uma vida destruída pelas drogas, pela prostituição, pela violência e, especialmente, pela marginalização.
O terço de Bethânia ressalta os cinco pontos principais daquilo que procuramos viver e ajudar nossos filhos a viverem. Queremos ser Bethânia, isto é, a casa que sabia acolher Jesus. A Bethânia Jesus podia chegar a qualquer hora, sem marcar, sem avisar. Queremos ter sempre o coração aberto para acolher o Cristo que vem até nós na pessoa de cada um que se aproxima de nossa casa. Em Bethânia queremos acolher Jesus como ele era acolhido pelos três irmãos que ali viviam. Com Marta queremos aprender a graça do serviço e da doação, com Maria queremos aprender a graça do discipulado e com Lázaro a possibilidade de sairmos de nossos túmulos a partir da experiência de uma verdadeira amizade.
A oração desse terço ajuda a reforçar a necessidade de que nossa restauração abranja todas as dimensões de nossa vida: física, psíquico-afetiva e espiritual. Por isso evitaremos tudo que possa servir como instrumento de brigas e discussões, além de procurarmos traduzir num sorriso e no abraço honesto e sincero o desejo de viver em comunidade.
Quando Jesus chegou a Bethânia tudo parecia perdido. Lázaro já estava sepultado. Tudo estava acabado. Mas com a chegada de Jesus tudo mudou. O impossível aconteceu. Lázaro ressuscitou, mas foi preciso chamar Jesus, tirar a pedra do sepulcro e desamarrar as correias que o prendiam.
A cura interior é, muitas e muitas vezes, uma graça humanamente impossível. Mas é só humanamente. Chame Jesus. Acolha Jesus. Receba Jesus. Conte para Jesus que aqueles que ele ama estão enfermos. Talvez seja a sua própria enfermidade. Não tenha medo. Permita que Jesus invada seu túmulo. Permita que Jesus chegue muito perto de seu sepulcro. Acolha a ajuda de irmãos que possam retirar a pedra e soltar as amarras, e abra bem os ouvidos para ouvir Jesus, hoje, falando o seu nome: Lázaro, vem para fora! (seu nome), vem para fora!
Nas contas iniciais:
Pedindo a Deus a graça de acolher cada um como se fosse o próprio Cristo, rezemos: Pai-Nosso...
Pedindo ao Pai a graça de receber cada um com um sorriso, rezemos: Ave-Maria...
Pedindo a Jesus a graça de jamais perdermos tempo com discussões, rezemos: Ave-Maria...
Pedindo ao Espírito Santo a graça de vivermos o acolhimento fraterno através do abraço sincero, rezemos: Ave-Maria...
1º Mistério - Acolhimento: Contemplamos Bethânia como a Casa que sabia acolher Jesus. Que aprendamos a acolher cada um que vem até nós como se fosse o próprio Cristo.
2º Mistério - Motivo Marta: Olhando para Marta, peçamos a graça de trabalharmos para a restauração de nosso corpo e nos colocarmos a serviço da transformação do mundo.
3º Mistério - Motivo Maria: Olhando para Maria de Bethânia, peçamos ao Senhor a graça de aprendermos a nos assentarmos aos seus pés, descobrindo a dimensão espiritual como fundamento de nossa restauração.
4º Mistério - Motivo Lázaro: Contemplemos o grande amor de Jesus por Lázaro e suas irmãs e peçamos ao Senhor a restauração de nossa afetividade e de nossos relacionamentos.
5º Mistério - Bethânia, lugar de vida plena: Jesus foi a Bethânia para ressuscitar Lázaro. Queremos, com ele, gritar a todos aqueles que se encontram nos sepulcros dos vícios, do pecado e da doença: Vem para fora, vem para a vida!
Nas contas pequenas:
Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso.
Ao final de cada mistério:
Nossa Senhora de Bethânia - Ensina-nos a graça do acolhimento.
Retirado do Blog Padre Léo Eterno