JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR! DEUS DE AMOR!

JESUS CRISTO É O NOSSO SENHOR!  DEUS DE AMOR!

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Os problemas no casamento

O casamento é sagrado, porque não foi o homem quem inventou, mas foi Deus.

Acampamento para Famílias 2014 - Palestra do Prof. Felipe Aquino

(....)Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher, e serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.” (Marcos 10:7-8). Existem casais que estão juntos, mas não estão unidos, Deus não quer o casal apenas juntos, os quer unidos. “Sereis uma só carne”, e o que quer dizer carne? A natureza humana.
Deus quer um casal unido, e só há um jeito deles serem unidos: Em Deus. Porque a carne é fraca, e é assim por causa do pecado original que entrou na origem, no início da humanidade. As nossas paixões deixaram de ficar submissas às nossas vontades. A carne ficou fraca, isto afeta o casamento e dificulta a unidade do casal. Há apenas um modo de o casal permanecer unido, em Jesus. Como o café com leite que nunca mais se pode separar, o casal também precisa ser, e quem faz esta união é Deus.
Deus une os casais por meio dos sacramentos: Batismo, Crisma, Confissão, Eucaristia, Matrimônio. Depois do pecado original os outros pecados entraram na vida do homem de forma avassaladora. Caim mata Abel, acontece o episódio da torre de Babel, por isto, o Cordeiro Imolado teve que entrar no mundo e salvá-lo através do Seu Sangue derramado, que nos confere os sete sacramentos.
Você pode vencer as dificuldades através dos sacramentos, pois não é fácil viver casado. Não é fácil aguentar um homem, uma mulher quarenta anos, mas o cristão na graça, na força de Deus consegue vencer as dificuldades.
O casamento é uma missão que Deus nos dá. Muitos ainda não entenderam que não é uma curtição, mas uma missão a dois. É uma missão árdua que precisa de pessoas maduras. A dignidade do padre é a mesma de um casal, de uma família, não há nada diferente. Assim como é dificil a um casal viver a fidelidade, assim é para o sacerdote.
Deus deu aos casais dois mandamentos: “Crescei e multiplicai”, isto não é conselho, pois conselho seguimos se quisermos, mas é mandamento. O casal que não entendeu isto, não entendeu o que é o matrimônio. É o amor que São Paulo diz em suas cartas que faz o casal crescer. (cf. 1 Cor 13)
(.....)
Amar é doar-se, dizer sim para o outro é dizer não para você. Muitos dizem: “Eu te amo”, porém se ficar desempregado, doente, sofrer um acidente e perder uma perna, ainda existirá amor?
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Efésios 5,25). E como Cristo amou a Igreja? Dando sua vida na cruz. Não é um amor sensualizado, romântico, mas um amor que dá a vida. O Senhor na última ceia nos mandou“amar uns aos outros”, não como o amor do mundo, mas como Ele nos amou. A missão no casamento é dar a vida para o outro e pelos filhos.
O segundo mandamento do matrimônio é “multiplicai”. Caiu sobre nós uma heresia: “filho não”. As pessoas pensam que filho dá trabalho, tira o sono, até afirmam: “não sabemos o que será do futuro deles”. O governo faz campanhas e campanhas para que as pessoas não tenham filhos. Não! “O justo vive pela fé” devemos acreditar nos mandamentos de Deus e sermos obedientes a eles. Você não vai ter 10 ou 15 filhos se não tem condições, a Igreja ensina a paternidade responsável.
O casal tem muitos problemas, e todos geralmente começam nas brigas, no egoísmo. O remédio para isto é cultivar o amor. Quando o outro está nervoso, cale, espere a ira passar. Há pessoas que dizem que não tem sangue de barata, não pense assim, seja inteligente e saiba o momento de calar, você estará salvando o seu casamento.  Não se apaga fogo jogando gasolina, é água que apaga o fogo. Que seja a água da sua humildade a apagar o fogo da ira do seu cônjuge. 
O casal precisa ter humildade. O amor não é arrogante. Não posso ser arrogante, prepotente, autossuficiente. Duas cabeças juntas pensam melhor que uma, decidam juntos. Existem muitas coisas bonitas no casamento, mas uma das mais bonitas é um ajudar o outro a ser melhor, a vencer os defeitos. Não reclame porque o seu cônjuge tem defeito, ajude-o a vencer, lute até o sangue, até as lágrimas, até o joelho sangrar no chão se for preciso. Quantos conseguiram salvar os seus esposos deste modo.
Sabe por que Deus deu a você um esposo, esposa imperfeito? Porque Ele acredita que você pode devolvê-lo perfeito a ele. Você vai chegar ao céu e Deus vai agradecer a você porque te deu uma pessoa defeituosa, e você cooperou devolvendo uma pessoa perfeita a Ele.
“As tribulações desta vida, não se comparam as glórias futuras” (Rm 8,16 -17). Quando você dá um para Deus, Ele te dá cem, é o cêntuplo de Deus.
Para ler na íntegra: http://eventos.cancaonova.com/acampamento-para-familias-2014/pregacoes/os-problemas-no-casamento/

Quando há conflito familiar o que fazer?

Acampamento para as Famílias na Canção Nova
Palestra de Márcio Mendes

Quantas famílias seriam mais felizes se cada um se colocasse no lugar do outro!

Muitas vezes, dizemos que não temos um manual de instruções ou uma receita para viver em família. Mas, nós temos: Pedimo-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos. Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos. Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias. Examinai tudo: abraçai o que é bom. Guardai-vos de toda a espécie de mal” (1 Tessalonicenses 5, 12-22.)
Nós nos perguntamos: O que fazer para vencer os conflitos dentro de casa? Se na sua casa acontecem conflitos é porque é uma casa normal. Mas o que fazer para nos proteger dos conflitos familiares e acabar com o mal-estar dentro de casa? Talvez a sua vida conjugal esteja insuportável porque há muitos anos não há mais diálogo e compreensão entre os dois.
A Bíblia produz muitos roteiros para um convívio santo e sagrado. E um dos roteiros é a Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Para resolvermos os conflitos dentro de casa é preciso reconhecer o que está acontecendo, e não cruzar os braços e se fazer de indiferente a eles. A Palavra de Deus nos mostra o que fazer e o jeito certo de fazer. Ela é para a família que anda na fé e se aplica de maneira maravilhosa para um bom convívio dentro de casa.
Quem é seu apoio na hora das necessidades? A Palavra de Deus diz: “Pedimo-vos, porém, irmãos, corrigi os desordeiros, encorajai os tímidos, amparai os fracos e tende paciência para com todos. Vede que ninguém pague a outro mal por mal. Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos”.
Como se consegue uma vida familiar saudável? “Antes, procurai sempre praticar o bem entre vós e para com todos. Vivei sempre contentes. Orai sem cessar. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”. O único jeito de ter paz dentro de casa é aprendendo a perdoar; não existe outro caminho. É impossível viver ao lado de um ser humano sem nos ferirmos mutuamente, por isso precisamos nos perdoar sempre.
Nesta Palavra nós temos o grande mecanismo espiritual para nos libertar de toda opressão nos relacionamentos. Talvez você diga: “Na minha casa existe um ar pesado. Precisamos pedir que um padre jogue água benta e abençoe a nossa casa!”. Você acabou de descobrir que há uma opressão dentro da sua casa, e com esta Palavra você tem um mecanismo espiritual para libertar a sua família.

Você já observou que a Palavra de Deus nunca perde a doçura mesmo sendo uma palavra de exortação? Ninguém que passou pela face da Terra foi tão doce, firme e preciso como Jesus. Jesus Cristo era o homem do diálogo. A pior pessoa podia se aproximar de Jesus que Ele a recebia. Aos pecadores, Jesus acolhia e tinha sempre uma palavra de conforto. Na Palavra de Deus, você nunca vai ver Jesus perguntando sobre o passado de alguém! Ele sempre dá uma vida nova para todos que d’Ele se aproximam. Em vez de afogarmos as pessoas em um abraço de acolhida e perdão, nós nos fechamos e ficamos remoendo o passado. Nós temos que aprender com Jesus a despedaçar os conflitos dentro da nossa casa. Jesus nunca perguntou para nós o passado que nós tivemos; Ele nunca ficou remexendo “a lata de lixo” do nosso passado. O ser humano, que é especialista em perdoar o pecado, tira de letra ficar revirando o passado. Precisamos aprender com Jesus a viver a vida nova e nos colocarmos no lugar do outro."
Para ler na íntegra:  http://eventos.cancaonova.com/acampamento-para-familias-2014/pregacoes/quando-ha-conflito-familiar-o-que-fazer/

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Esteja sempre em Deus para superar as provas da vida


A palavra meditada hoje está em 1º Coríntios 10,11-13:

'O Senhor prova Seu povo para que este descubra sua força. Nossa visão sobre o sofrimento é limitada, e isso faz com que não louvemos a Deus, mas lamentemos os fatos que nos acontecem. Algumas pessoas alcançam um alto grau de maturidade na fé e rezam sempre, seja em tempos difíceis ou não. Mas muitos ainda não alcançaram essa maturidade e são fracos na hora de tribulação, por isso têm tendência a esmorecer. 

Deus nos faz um alerta para que nos cuidemos, seja na área de nossa vida sentimental, afetiva, financeira, espiritual ou tantas outras. Precisamos ser vigilantes. 

Só saberemos se nossas provações foram humanamente superadas quando passarmos por elas. Há provações que serão para a vida toda, como a de uma mãe que convive com a limitação de um filho; Deus, porém, a ajudará a suportar essa prova. Somos provados de muitas formas, mas somente no Senhor suportaremos as tribulações.

O êxito virá se trilhamos os caminhos do Senhor. As provas às quais somos submetidos por vontade de Deus nos faz fortes. Deus carinhosamente nos fala que não seremos provados além do que possamos suportar. Ele sempre extrai um bem de todo sofrimento pelos quais passamos. Cabe a nós discernir e estar atentos às provas que Ele nos coloca e as portas que nos abre. 

Mesmo na dor não devemos nos entristecer, mas sorrir e alimentar nossa esperança, pois Ele está fazendo algo em nossa vida. Não desanimemos! Agora, se não estivermos vivendo tribulações, louvemos a Deus. Para nos mantermos em pé, temos de rezar, meditar a Palavra, comungar e confessar. Se vierem as provas, elas não serão maiores do que aquilo que conseguimos suportar. Momentos difíceis são suportáveis em Deus. 

A Canção Nova é uma obra divina, e hoje ela vive suas provações. Desde o mês de janeiro deste ano, vivemos o desafio de fechar a campanha do projeto 'Dai-me Almas' em 100% pela evangelização. Sabemos que vamos superar essa fase; afinal, Deus está conosco e junto com a prova sempre vem o êxito. 

Independente do ponto em que estamos, o que nos importa é seguir adiante decididamente. Felicidade não é um lugar onde queremos chegar, mas a forma como vamos caminhar até lá. Que a felicidade verdadeira aconteça em nossa vida. A cada prova que enfrentamos, possamos enxergar as portas que Deus nos abre. "


Dunga
Missionário da Comunidade Canção Nova

http://clube.cancaonova.com/materia_.php?id=14531